Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Dois graves acidentes aéreos deixam 223 pessoas mortas

Foram 176 do voo da Ukraine e mais 47 no voo da British Midland.

Dois acidentes aéreos de grandes proporções ocorreram nesta data de 08 de janeiro, o primeiro no ano de 1989, envolvendo o voo 92 da British Midland, que fazia o percurso de Londres para Belfast, e caiu ao tentar fazer um pouso de emergência no aeroporto de East Midlands, despedaçando-se num autoestrada próxima ao aeroporto. No acidente morreram 47 pessoas e 79 escaparam com vida. A aeronave envolvida no acidente era um Boeing 737-400. Foi apontada falha na percepção incorreta da tripulação de voo.

Os pilotos do voo 92 eram o capitão Kevin Hunt e o primeiro oficial David Mc Clelland. Depois de sair do Aeroporto de Londres Heathrow, o voo 92 foi ganhando altitude até chegar em 10 668 metros, sua altitude de cruzeiro. Neste momento uma peça da turbina do motor esquerdo se desprende, causando uma falha mecânica. Ao mesmo tempo, um barulho forte é ouvido, seguido de bruscas vibrações e cheiro de fumaça entra na cabine de passageiros pelo sistema de ar condicionado. Segundo alguns passageiros que estavam na parte traseira da aeronave, foram observadas fumaça e faíscas saindo do motor esquerdo.

O segundo acidente, de proporções bem maiores, aconteceu no dia 08 de Janeiro de 2020, hoje decorrido um ano, envolvendo uma aeronave da empresa Ukraine International Airlines, que fazia o voo PS 752, que decolara de Teerã, no Irã, com destino ao aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, na Ucrânia, caiu logo após a decolagem, matando todos os seus 176 ocupantes.

O avião envolvido nesse trágico acidente era um Um Boeing 737. O voo PS752 da Ukraine International Airlines decolou às 6h12 do horário local e caiu em Shahedshahr, sudoeste do Teerã. A aeronave transportava 176 pessoas. Ninguém sobreviveu.

O total de mortos nesses dois acidentes aéreos registrados em 08 de Janeiro soma 223 pessoas. Foram 176 do voo da Ukraine e mais 47 no voo da British Midland.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES