Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Dois astros renomados da música morrem em 3 de julho,ambos aos 27 anos

O dia 3 de julho é uma data marcada por coincidências fatais para dois nomes da música internacional

|

O dia 3 de julho é uma data marcada por coincidências fatais para dois nomes da música internacional. Nesse dia, em 1969, portanto há 50 anos, Brian Jones, guitarrista do consagrado grupo Rolling Stones, apareceu boiando na piscina de sua casa. Brian tinha apenas 27 anos de idade.

Também nesse dia 3 de julho, só que no ano de 1971, quem aparece morto na banheira de sua residência, em Paris, foi Jim Morrison, vocalista do grupo norte-americano The Doors. Morrison, a exemplo de Brian Jones, também estava com 27 anos de idade quando morreu.

Mesmo com fama e fortuna resultantes do enorme sucesso dos Rolling Stones, Brian acabou por se entregar ao uso desregrado de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. 

Menos de um mês depois do rompimento com o grupo, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farma, em Sussex, antiga casa do escritor A. A. Milne, criador do Ursinho Pooh, que o músico adorava. 

Desde sua morte, tida oficialmente como acidental, muitas dúvidas e livros encheram a mídia, alimentando muitas teorias conspiratórias. Apesar dos poucos anos de vida é considerado um dos mentores do estilo adotado pela banda. Deixou um grande número de fãs que cultuam sua imagem e contribuição musical até os dias de hoje.

Jim Morrison, o autointitulado "Rei do Rock Orgástico" e líder do The Doors, teve um fim de carreira problemático, sendo acusado formalmente pela pela Procuradoria do Estado de Dade County , pela prática de atitudes indecorosas em shows da banda.

Contra ele foram expedidos seis mandados, incluindo um por crime grave, quatro dias depois de sua apresentação para cerca de 12 mil jovens fãs no Dinner Key Auditorium. A Procuradoria do Estado emitiu a acusação de crime grave como "comportamento obsceno e lascivo em público ao expor suas partes privadas e ao simular masturbação e copulação oral".

Depois de um julgamento de dois meses no Tribunal Criminal de Dade, em Miami Beach, Morrison foi inocentado da acusação de crime grave e de uma das três acusações de contravenção. Foi considerado culpado das outras duas: embriaguez e exposição, embora a acusação de crime grave tenha incluído exposição.

Acuado pelas acusações e temendo novas condenações, Jim Morrison foi se refugiar em Paris, onde passou a viver e onde morreria.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES