O mundo vem convivendo com a Mentira, de modo cada vez mais frequente, uma consequência do comportamento anárquico que a Internet, notadamente as suas redes sociais, vem impondo à vida das pessoas. Como todo mundo que frequenta as redes sociais passou a ser emissor de sua própria expressão, sem qualquer filtro, as mentiras se proliferaram, ganhando o nome de Fake News. Isso tem causado estragos, muitas vezes irreparáveis, a pessoas e instituições, atingindo de forma direta a política, as relações entre grupos e pessoas, a ponto dos mais sensatos sentirem saudade do 1º de Abril, dia historicamente consagrado à Mentira.
Mas, como surgiu mesmo essa invenção ligada ao 1º de Abril?
O dia da mentira ou dia dos bobos, é uma tradição de provável origem francesa repassada de geração para geração. Sempre comemorado no dia 1º de abril, o simbolismo do evento levanta algumas teorias sobre a origem dessa lenda.
Os franceses comemoravam o início do ano novo com a chegada da primavera, utilizando o antigo calendário Juliano, o que ocorria no dia 25 de março, com as comemorações estendendo-se até 1º de abril. O festejo era, de algum modo, uma espécie de Reveillon.
Quando o calendário Juliano teve fim, cedendo lugar ao calendário Gregoriano,este uma grande invenção da história, desenvolvido pelo Papa Gregório XIII, sendo logo aceito por boa parte dos países europeus, em 15 de outubro de 1582 o rei Carlos IX de França decidiu adotar também o novo modo de contar os dias, decidindo assim que o ano novo teria início em 1º de Janeiro.
Então, quando o novo calendário tornou-se oficial, os adeptos do 1° de abril começaram a pregar truques ao rei, enviando até ele presentes exóticos e convites para eventos que não existiam, ironizando que o rei havia ‘’banido’’ o 1º de abril, mas algumas pessoas não entendiam a confusão gerada pela troca das datas e começaram a chamar o 1º de abril de dia da mentira, sobretudo porque as comemorações até então existentes na forma de Reveillon, deixaram de existir. O nome “dia dos bobos” refere-se às pessoas que aceitaram seguir ao novo calendário.
A brincadeira expandiu-se entre a Europa, e a cada região que chegava foi ganhando outros significados e valores, traduções como April Fool’s Day em língua inglesa, pesce d’aprile em italiano e poisson d’avril em fracês. Um fato sobre a data é que devido ao fuso horário, ela não acontece na mesma hora para todos os países, alguns deles nem tendo a tradição ativa. O dia da mentira assemelha-se a um Halloween.
No Brasil a tradição criou raízes, a partir de 1848, após um boato de que Dom Pedro, Imperador do país à época, havia falecido, o que não era verdade. A Fake News sobre a morte de Dom Pedro foi noticiada por um jornal chamado sugestivamente de A Mentira. O periódico teve que desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era apenas uma brincadeira do dia 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II só morreu em 1891, na França.