Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Com a primavera, nasceram Gonzaguinha, Vanusa e Andrea Bocelli

Por feliz destinação, nesta data nasceram três expressões da música, que trouxeram, cada um por seu modo, riqueza e encanto na manifestação artística que souberam expressar.

Esta data de 22 de Setembro é marcada no nosso calendário como o início da Primavera, a estação do ano que nos enche de cor e beleza, fazendo abrir as flores sob os mais diversos matizes, colocando esperança e renovação de vida nas pessoas. Por feliz destinação, foi também nesta data que nasceram três expressões da música, que trouxeram, cada um por seu modo, riqueza e encanto na manifestação artística que souberam expressar.

Gonzaguinha, Vanusa e Andrea Bocelli

Falamos, primeiramente, de Gonzaguinha, filho do Rei do Baião, o imortal Luís Gonzaga, que nasceu em 22 de Setembro de 1945. Se vivo estivesse, o notável autor de canções consagradas como Sangrando, Eu Apenas Queria que Você Soubesse, Grito de Alerta, O Que É O Que É, Vamos à Luta, Guerreiro Menino, Começaria Tudo Outra Vez, Viver e Não Ter Vergonha de Ser Feliz, faria hoje 75 anos de idade. Por coincidência, sua primeira composição foi “Lembranças da Primavera”, quando tinha apenas 14 anos de idade. Gonzaguinha morreu em 1991, com 45 anos de vida.

Quem também nasceu em 22 de Setembro, no ano de 1947, foi a cantora Vanusa, que teve uma vitoriosa carreira na música, especialmente na Jovem Guarda. Ela faz hoje 73 anos de idade e encontra-se numa fase difícil da vida, internada há dias com complicações causadas por pneumonia. A musa da Jovem Guarda se notabilizou com músicas inesquecíveis, como “”Sonhos de Palhaço”, “Mudanças”, “Manhãs de Setembro”, entre outros muitos sucessos.

Junto com a Primavera, no terreno da música internacional, que também nasceu foi Andrea Bocelli, o monumental tenor, compositor e musical italiano, vencedor de cinco BRIT Award e três Grammys. Nascido em 22 de Setembro de 1958, Boccelli nasceu com glaucoma congênito que o deixou parcialmente cego. Aos seis anos começou a estudar piano, flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria. Aos 12 anos, durante uma partida de futebol, sofreu uma pancada na cabeça que o deixou totalmente cego. O magnífico tenor tem mais de 70 milhões de cópias de seus discos vendidas em todo o planeta.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES