Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Ciclone devasta Bangladesh, mata 5 mil pessoas e destrói manguezal

Cerca de 500 tigres reais de Bengala vivem no manguezal, além de outras cinco mil a seis mil espécies em vias de extinção no mundo

Em 15 de Novembro de 2007, o ciclone denominado Sidr, devastou o sul de Bangladesh, deixando ao menos 5.000 mortos, produzindo um desastre ecológico sem precedentes, pois arrasou o maior manguezal do mundo, o de Sunderbans, considerado patrimônio da humanidade e reserva excepcional de nutrição para cerca de 2.5 milhões de pessoas e santuário para de animais raros, segundo especialistas.

O Sidr, que afetou ao menos sete milhões de pessoas, entrou em Bangladesh na noite daquela quinta-feira através da imensa reserva natural de Sunderbans, no delta do Ganges, formado por numerosas ilhas e que faz fronteira natural com a Índia, a um lado do golfo de Bengala.

Ciclone devasta Bangladesh, mata 5 mil pessoas e destrói manguezal - Foto: Reprodução

Centenas de milhares de famílias de pescadores pobres vivem no local e em seus arredores que, desde 1987, fazem parte do patrimônio mundial da Humanidade e que desde 2001 estava classificado como zona importante da biosfera --o local abriga animais raros como o tigre real de Bengala, o golfinho do Ganges, o crocodilo de estuário ou a tartaruga marinha.

"O ciclone provocou um desastre ambiental", denunciou na capital Dacca Zunayed Kabir Chowdhury, o cientista bengalês especialista no manguezal de Sunderbans-- uma formação vegetal característica do litoral tropical.

O cientista explicou que o "olho do ciclone golpeou sem piedade o Sunderbans, conhecido por ser o habitat natural dos tigres e de outros animais selvagens".

Cerca de 500 tigres reais de Bengala vivem no manguezal, além de outras cinco mil a seis mil espécies em vias de extinção no mundo.

Ainun Nishat, representante local da organização União Mundial para a Natureza, também teme que as ondas gigantes provocadas pelo Sidr tenham aniquilado boa parte da fauna selvagem.

"A fauna selvagem é vulnerável a este tipo de catástrofes naturais e grande parte pode ter sido arrastada pelas ondas", confirmou Shanti Ranjan Das, do ministério bengalês de Agricultura e Pecuária.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES