O choque frontal de dois trens de passageiros, na estação central de Bad Aigling, na Baviera, Alemanha, causou a morte de 12 pessoas e deixou cerca de 100 feridas. O trágico acontecimento se deu no dia 9 de Fevereiro de 2016, e abalou o conceito do que era até então considerado um dos mais eficientes e seguros sistemas de transporte ferroviário do mundo.
O acidente ocorreu logo após 06h48 CET (05h48 UTC). Dez pessoas morreram imediatamente e mais duas entre os quase 100 feridos. Dessas, 17 foram consideradas em estado grave. Os condutores e guardas dos dois trens estão entre aqueles que morreram. O acidente ocorreu na linha ferroviária Mangfalltal Bahn, perto de obras de saneamento básico em Bad Aibling.
Os dois trens modelo Stadler FLIRT operavam pela empresa Meridian e percorriam a Bayerische Oberlandbahn (BOB), uma parte da Transdev. Uma das unidades tinham três vagões com 158 assentos e a outra era uma unidade de seis vagões com 333 assentos. Os trens eram equipados com três gravadores de evento.
A linha férrea e os dois trens estavam equipados com o sistema de proteção Punktförmige Zugbeeinflussung (PZB), que é projetado para reforçar a sinalização do lado da linha e impedir o condutor de passar acidentalmente por sinais de alerta.
Os trens leste e oeste eram programados para passar uns aos outros na estação ferroviária de Kolbermoor. O acidente ocorreu em uma curva entre as estações de Kolbermoor e Bad Aibling-Kurpark.[11] Cada trem estava viajando a cerca de 100 quilômetros por hora no momento.