Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Carreira de Elvys Presley,Rei do Rock, começou com homenagem a sua mãe

A carreira musical de Elvys começou de modo despretensioso, mas muito reveladora da garra e da determinação, do brilho próprio que ele possuía.

Elvys Presley foi, seguramente, um dos três maiores ídolos da música norte-americana e mundial, de uma popularidade inigualável, numa época em que a televisão era algo incipiente, incapaz de dar a projeção que outros artistas, como Michael Jackson, alcançaram após ele.

Mas a carreira musical de Elvys começou de modo despretensioso, mas muito reveladora da garra e da determinação, do brilho próprio que ele possuía. Em 04 de Janeiro de 1954, uma data igual a essa de hoje, com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley paga US$ 4,00 para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fazem juntos algumas gravações comerciais.

Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor norte-americano, considerado o maior ídolo do rock'n roll mundial. Foi chamado o Rei do Rock. Entre suas músicas destacam-se: That's All Right, Love Me Tender, It's Now or Never e Kiss Me Quick.

Elvis Presley (1935-1977) nasceu em East Tupelo, Mississipi, Estados Unidos no dia 08 de janeiro de 1935. Filho de Vernon Presley e Gladys Presley, nasceu de um parto difícil, de gêmeos, onde seu irmão não sobreviveu. Em 12 de setembro de 1948, sua família muda-se para Memphis, Tennessee. De família pobre, trabalhou como lanterninha de cinema e como caminhoneiro. Em 1953, concluiu seus estudos secundários.

Em 1956, o jovem Elvis Presley lançou seu primeiro single, “Heartbreak Hotel”. A canção, composta por Tommy Durden e Mae Boren Axton, foi inspirada na notícia do suicídio de um homem solitário que pulou da janela de um hotel. Seu sucesso foi imediato: sete semanas no topo das paradas norte-americanas e o primeiro de muitos hits que o cantor lançaria em sua carreira.

No ano seguinte, Elvis já havia gravado três álbuns de estúdio (Elvis Presley, Elvis e Loving You), lançado vários singles de sucesso, um EP gospel (Peace In The Valley), trilhas sonoras e filmes. Agora, seus esforços estavam concentrados no estúdio Radio Recorders, em Hollywood, onde acontecia a gravação de seu quarto disco.

Inspirado no sucesso de Peace In The Valley, o produtor Steve Sholes percebeu um enorme potencial em atribuir o nome de Elvis a um lançamento natalino. Apesar da fama de rebelde do cantor e o fato de seu público ser predominantemente composto por adolescentes histéricas, a tarefa não foi tão complicada quanto parecia. Eles precisariam de apenas oito músicas novas, visto que as quatro canções do EP fechariam o lado B do disco. Fácil.

Assim, na primeira sessão de gravação, Elvis convidou Millie Kirkham, após ouvi-la em “Gone” de Ferlin Husky, e juntos gravaram “Blue Christmas”. Logo depois vieram “Silent Night”, “Here Comes Santa Claus”, “White Christmas” e outras, e em apenas três dias de gravação, o álbum estava finalizado.

No dia 7 de Outubro de 1957, o disco Elvis’ Christmas Album foi certificado em ouro antes mesmo de sair (sua pré-venda contou com mais de 500 mil cópias). Lançado apenas oito dias depois, o trabalho vendeu mais de 15 milhões de cópias ao redor do mundo, sendo considerado o melhor álbum de natal de todos os tempos.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES