A pandemia da Covid-19 estava no seu auge de mortes e internações hospitalares, com a imposição sobre a população de medidas restritivas de aglomeração. Isso foi o suficiente para que o Carnaval do Rio de Janeiro, uma das festas mais famosas do universo, fosse cancelada.
Isso mesmo, no ano de 2021, pela primeira vez na história, o Carnaval do Rio de Janeiro não existiu, foi banido do mapa da alegria da cidade.
O anúncio foi feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que publicou no dia (05/02) decreto com a proibição da realização e concentração de blocos de carnaval ou escolas de samba durante o período de 12 a 22 de fevereiro em toda a cidade.
Embora o Carnaval só começaria oficialmente no dia 12, desde a sexta-feira a cidade, em outros tempos, já estaria em plena animação.
À medida é mais uma tomada para reduzir o risco de aumento dos casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Lembrando que o carnaval este ano acontece nos dias 15/02 (segunda-feira) e 16/02 (terça-feira), além do dia 17/02, quarta-feira de cinzas.
O decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro prevê ainda que não será permitida a entrada na cidade de ônibus ou outros veículos fretados, exceto os que atendem a serviços de hotéis (com hóspedes que comprovarem reserva) e transporte regular de funcionários de empresas. Todas as medidas visam reduzir aglomerações.