Um avião Boeing 707, prefixo N709PA Clipper Tradewind, da companhia aérea Pan AM, que operava o voo 914, que ligava a ilha de Porto Rico com os Estados Unidos, foi atingido por um raio em pleno voo, deixando mortos todos os seus 81 ocupantes. Após ser atingido pelo raio, o avião explodiu. Conforme oGuinness Book of World Recordes, de 2005, este é considerado até hoje como o mais grave acidente da aviação mundial em decorrência de um raio. O acidente aconteceu no dia 08 de Dezembro de 1963.
A aeronave era denominada Havilland Comet, e com ela a aviação comercial entraria na era a jato. Com isso, diversos fabricantes intensificaram as pesquisas de novas aeronaves a jato. A Boeing iniciaria o projeto do 707 em 1954, tendo a aeronave efetuado seu primeiro voo em 20 de dezembro de 1957. A Pan Am foi a primeira companhia a aérea a adquirir o Boeing 707 e operou 128 aeronaves de diversas versões. A aeronave acidentada fazia parte do lote das primeiras 8 adquiridas.
O Boeing 707, prefixo N709PA Clipper Tradewind, decolaria do aeroporto de La Isla Verde, San Juan-Porto Rico, às 16h 10 min (EST) dando início ao Voo 214 com destino a Filadélfia e escala em Baltimore. Entre San Juan e Baltimore, 69 passageiros seriam transportados. O N709PA Clipper Tradewind pousou no aeroporto Internacional Baltimore/Washington às 19h 35 min. A aeronave foi reabastecida e preparada para o destino final em 49 minutos onde decolaria rumo a Filadélfia transportando 73 passageiros que embarcaram em Baltimore.
As condições meteorológicas eram ruins e a aeronave enfrentaria severa tempestade. Faltando 2 minutos para as 21h, um raio caiu sobre o Clipper Tradewind, causando uma explosão. Logo em seguida a tripulação do Boeing lançou um breve sinal de Mayday, cortado por outra explosão, dessa vez mais violenta que destruiu completamente a aeronave ainda no ar. Seus destroços cairiam a 30 metros de uma residência na cidade de Elkton (Maryland). A violência da explosão causou a morte instantânea de todos os ocupantes, e, deixou apenas restos calcinados da aeronave numa área de centenas de metros.