Foi em 6 de fevereiro de 1945, em Saint Ann, na Jamaica, que nasceu Robert Nesta Marley (1945-1981), filho de um militar branco, capitão do exército inglês, com uma negra jamaicana. Após a morte do pai, em 1955, Marley e sua mãe foram morar na favela de Kingston, onde sofreu discriminação por ser mulato, fato que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar.
Estamos falando de Bob Marley, aquele que se tornou cantor, compositor, guitarrista, e responsável por tornar conhecido mundialmente o ritmo do Reggae e, também, o maior representante do movimento religioso Rastafári, cujo fundamento é a paz.
A força, a expressão, o talento e o carisma, a profundidade de composições de Bob Marley são de tamanha dimensão que mais de três décadas após a sua morte, o “rei do reggae” continua a ser recordado por todo o mundo, sendo uma constante fonte de inspiração para dezenas de novos artistas.
Músicas como No Woman No Cry, Could You Be Loved ou I Shot The Sheriff hoje fazem parte de um repertório coletivo da música internacional.Poucos gêneros musicais dispõem de uma figura central, tão próxima quanto possível da unanimidade, como acontece com o reggae. Bob Marley foi coroado nesse feudo, como o foram Elvis Presley no rock e Michael Jackson no pop.
Após lutar ativamente pela união dos políticos do seu país em prol da paz e da união da juventude, Bob Marley foi alvo de uma brutal tentativa de assassinato em 1976, sendo baleado várias vezes. Sobreviveu miraculosamente e conseguiu pouco tempo depois unir os principais opositores políticos num palco!
No dia 3 de dezembro de 1976, dois dias antes do show gratuito “Smile Jamaica”, organizado pelo primeiro-ministro Michael Manley, Bob Marley sofreu um atentado quando homens armados entraram em sua casa em Hope Road. Os tiros feriram gravemente sua esposa Rita Marley e seu empresário Dom Taylor, enquanto Marley sofreu feridas leves no peito e no braço. Possivelmente o atentado teve motivações políticas, uma vez que Marley apoiava um político de esquerda. Apesar do ocorrido, mesmo ferido, Marley foi para o palco e se apresentou para uma multidão de 80 mil pessoas.
Após uma carreira curta mas cheia de música, viagens e emoções, Bob Marley foi diagnosticado com uma espécie rara de câncer de pele, derivada de um ferimento anterior no dedo do pé. Após receber tratamentos na Alemanha, os médicos informaram-no que não havia solução. Bob Marley, decidido a regressar à Jamaica para morrer, acabou por falecer em 1981 em Miami durante a viagem, em 11 de maio. Tinha apenas 36 anos de idade.
Bob Marley foi casado com Rita Constantia Anderson, com quem teve três filhos. De relações diferentes, teve mais oito filhos, somando 11, e mais duas filhas não oficialmente declaradas. Quatro de seus filhos seguiram a carreira do pai, dedicando-se à música