A queda de um avião militar do Exército da Indonésia, um aparelho Hércules, matou 141 pessoas, logo após decolar e precipitar-se sobre uma área residencial da cidade de Medan, na ilha de Sumatra. Inicialmente se imaginava que o número mortos seria de 116, na manhã seguinte o oficial da polícia local, Agustinus Tarigan, informou que muitas pessoas que estavam em terra também morreram, fazendo com que o número passasse de 140 vítimas fatais.
O desastre ocorreu no dia 30 de Junho de 2015. Essa foi a maior tragédia envolvendo um avião militar da Indonésia. O avião, que havia decolado às 12h08 (2h08 de Brasília de terça, 30) de uma base militar, caiu e explodiu dois minutos depois sobre uma zona residencial, a apenas 5 km da base, segundo o porta-voz do exército, Fuad Basya.
As equipes de emergência retiraram os corpos dos destroços do avião e da área de queda, onde o acidente provocou um incêndio, informou o chefe de polícia de Medan, Mardiaz Dwihananto.
O avião teve problemas pouco depois da decolagem. "O piloto pediu para voltar à base, o que significa que tinha uma avaria", afirmou Supriatna, que apontou um possível "problema de motor".
O Hércules C-130, construído em 1964, estava "em ótimo estado", disse o comandante da Aeronáutica. Transportava material militar quando caiu sobre a zona residencial, o que provocou uma bola de fogo e atingiu vários edifícios.
As operações de resgate devem prosseguiram por três dias na área residencial construída recentemente. Muitos moradores correram para o local da tragédia.
"Os corpos estavam entre os destroços do avião e nos edifícios. Nós os trasladamos um por um ao hospital Adam Malik", disse à AFP Mardiaz Dwihananto, chefe de polícia de Medan, uma cidade de dois milhões de habitantes. "Eu vi o avião que saiu do aeroporto e já estava inclinado. Depois vi a fumaça que soltava", relatou à AFP Januar, morador da região.
Outra testemunha do acidente afirmou ter visto da janela de casa o avião, a baixa altitude, antes da queda. "Foi aterrorizante", disse Novi. Esta é a segunda tragédia aérea em uma década em Medan. Em 2005, um avião da companhia Mandala Airlines caiu pouco depois da decolagem e provocou a morte de 150 pessoas.A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil.
Em abril, um caça F-16 pegou fogo no momento da decolagem em uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se em voo para salvar a vida.
Em dezembro de 2014, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Cingapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo.