Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Avião com 183 tripulantes cai nos arredores de Varsóvia e todos morrem

Do total de mortos, 155 eram cidadãos poloneses e 17 eram turistas norte-americanos em viagem de férias

O mais mortal acidente aéreo envolvendo uma aeronave Ilyushin Il-62, aconteceu nos arredores de Varsóvia, na Polônia, no dia 9 de maio de 1987, em que todos os seus 183 passageiros e tripulantes a bordo do voo LOT Polish Airlines 5055. Ficaram sem vida 172 passageiros e 9 tripulantes. Do total de mortos, 155 eram cidadãos poloneses e 17 eram turistas norte-americanos em viagem de férias.

Este foi, até aquela data, acidente o mais mortal da história da Polônia.

O acidente aconteceu na floresta de Kabaty, nos arredores de Varsóvia, na Polônia. O voo, que era uma viagem fretada, estava preparado para sair de Varsóvia para o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, na cidade de Nova Iorque e depois prosseguiria para o Aeroporto Internacional de San Francisco, Califórnia.

Avião com 183 tripulantes cai nos arredores de Varsóvia e todos morrem - Foto: Reprodução/Internet

Mas logo na tentativa de decolagem os pilotos Depararam-se com vários eventos catastróficos afetando os motores números 1 e 2, bem como o elevador logo após a decolagem. Todos os 183 passageiros e tripulação a bordo morreram no acidente.

O acidente foi o mais mortal de qualquer envolvendo uma aeronave Ilyushin Il-62e, tornando-se até o momento , no pior acidente da aviação na história da Polônia. A causa do acidente provavelmente foi causado pela desintegração de um eixo do motor devido a rolamentos defeituosos.

Avião com 183 tripulantes cai nos arredores de Varsóvia e todos morrem - Foto: Reprodução/Internet

Todos os membros da equipe de tripulação eram poloneses. O comandante tinha 59 anos, com 19.745 horas de experiência (5.542 no Ilyushin Il-62) e com licença desde 11 de maio de 1978. O primeiro oficial tinha 44 anos. A equipe de voo restante era um engenheiro de voo, de 43 anos, e um treinador de engenheiros de voo de 53 anos de idade, em uma observação rotineira de seu progresso; O navegador de voo de 47 anos; E um operador de rádio de 43 anos. Havia cinco comissários de bordo a bordo; Um estava estacionado na parte de trás da aeronave, entre os motores, e provavelmente já perdeu a consciência e queimou no incêndio ou foi sugado para fora da aeronave após a descompressão; Seu corpo nunca foi encontrado apesar de uma busca extensa.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES