Um trágico acidente aéreo envolvendo o Boeing 747-283B, da companhia Avianca, que fazia o voo 011, entre Frankfurt (Alemanha) e Bogotá, capital da Colômbia, com escalas em Paris, Madrid e Caracas, matando todos os seus 23 tripulantes e 158 dos seus 169 passageiros. Apenas 11 pessoas escaparam com vida, muitas feridas gravemente. O avião caiu antes de aterrissar no aeroporto internacional de Madrid-Barajas. A tragédia aconteceu no dia 27 de Novembro de 1983. No total, foram mortas 181 pessoas.
O trecho entre Frankfurt e Paris desse dia fora cancelado pela Avianca. Como resultado, os passageiros que tinham que embarcar no voo 011 em Frankfurt realizaram a viagem a Paris num avião da Lufthansa. Em consequência de que tiveram que aguardar por esses passageiros, a saída de Paris atrasou-se.
Às 23h31 o aparelho começou a descer para o Aeroporto de Madrid-Barajas. Durante a descida o avião bateu numa uma colina, depois um segundo, e finalmente caiu contra o chão se desintegrando. Os seus 23 tripulantes, assim como 158 dos 169 passageiros morreram. A causa do acidente foi um erro do piloto ao determinar incorretamente a posição do avião. Até hoje o voo Avianca 011 é o segundo pior acidente aéreo na Espanha, atrás do acidente de Los Rodeos.
Dentre as pessoas que morreram encontravam-se pelo menos cinco nomes famosos da literatura e das artes. Morreram o romancista mexicano Jorge Ibargüengoitia, o escritor, crítico literário e acadêmico uruguaio Ángel Rama, a pianista espanhola Rosa Sabater, o romancista, poeta e ativista político peruano Manuel Scorza e a escritora e crítica de arte argentina Marta Traba.
Jorge Ibargüengoitia Antillón (Guanajuato, 22 de janeiro de 1928 – Mejorada del Campo, 27 de novembro de 1983) foi um escritor mexicano. Estudou em Nova York com uma bolsa da fundação Rockefeller e foi professor na UNAM en na UDLAP. Deixou um legado de importantes obras no terreno da ficção, com vários romances, e do teatro.
Ángel Antonio Rama Facal foi um escritor, crítico acadêmico e literário uruguaio, conhecido por seu trabalho sobre o modernismo e por sua teorização do conceito de "transculturação". Estava no seu segundo casamento, com Marta Traba, que também morreu no acidente.
Rosa Sabater i Parera foi uma pianista espanhola. Foi aluna de Frank Marshall, que chefiou a Academia Marshall em Barcelona, antiga Academia Granados. Foi morta durante o acidente aéreo com o voo Avianca 011. Rosa Sabater ganhou o Prêmio Creu de Sant Jordi. Sabater nasceu em 29 de agosto de 1929, Barcelona, Espanha.
Manuel Scorza foi um romancista e poeta Peruano da geração dos anos 50, pertencente ao Indigenismo ou Neoindigenismo peruano em conjunto com seus companheiros Ciro Alegría e José María Arguedas. Nasceu em 9 de setembro de 1928, Lima, Peru
Marta Traba Taín foi uma crítica de arte e escritora argentino-colombiana, conhecida por seus importantes contributos no estudo da Arte latinoamericana. Nasceu em 25 de janeiro de 1930, em Buenos Aires, Argentina.