Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Aos 77, Paul McCartney hipnotiza platéias e é o 1º bilionário do rock

O cantor e compositor britânico, chega hoje aos 77 anos de idade em pleno vigor profissional

Paul McCartney, um dos ídolos dos Beatles, cantor e compositor britânico, chega hoje aos 77 anos de idade em pleno vigor profissional, ainda hipnotizando plateias, como fez no último mês de março, em São Paulo, com show para quase 50 mil pessoas, de mais de 3 horas de duração, em que cantou quase 40 sucessos do grupo que o consagrou, The Beatle, levando o público ao delírio quando cantou músicas memoráveis como Yesterday.

Paul McCartney canta em show em SP — Foto: Fábio Tito/G1 

Paul McCartney canta em show em SP — Foto: Fábio Tito/G1 

É bom lembrar que “Yesterday” é uma canção composta por Paul McCartney em 1965 para o álbum Help!. E se transformou na música com mais covers na história da música popular mundial, com cerca de 1.700 interpretações diferentes. 

McCartney nasceu em 18 de junho de 1942, em Walton, Liverpool, no Reino Unido, para juntar-se a John Lennon, George Harrison e Ringo Star na formação da banda que alcançou o maior sucesso mundial em todos os tempos, desfeita em 1970, mas ainda hoje sucesso em qualquer lugar do planeta.

McCartney é o maior exemplo de que uma carreira sólida, de sucesso e brilhantismo, se faz com muito suor, simpatia e paixão pelo palco. Esse, certamente, é o combustível para que ele, nesta idade, afirme que não pensa em aposentadoria, mantendo-se cheio de disposição e planos sobre sua vitoriosa carreira.

Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. McCartney teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso dos EUA, vinte das quais junto com os Beatles e o restante em sua carreira solo ou com seu grupo Wings.

Paul McCartney é o canhoto e baixista mais famoso da história do rock, embora também toque outros instrumentos, como bateria, piano, guitarra, teclado, etc. É considerado como um dos mais ricos músicos de todos os tempos. Foi eleito, em 2008, o 11º melhor cantor de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Fora seu trabalho musical, McCartney advoga em favor dos direitos dos animais, contra o uso de minas terrestres, a favor da comida vegetariana e a favor da educação musical. Em 1997 foi publicada a biografia intitulada Many Years From Now, autorizada pelo músico e escrita pelo britânico Barry Miles. Sua empresa MPL Communications detém os direitos autorais de mais de três mil canções, incluindo todas as canções escritas por Buddy Holly.

Diferente de muitos músicos que fizeram sucesso com suas bandas nos anos 1960, Paul McCartney nunca se colocou na confortável posição de arrastar a fama conquistada por ter sido integrante dos Beatles pelos anos que seguiram o término do grupo. Sempre teve brilho próprio. Essa versatilidade e determinação de sempre seguir em frente, que Paul McCartney permanentemente demonstrou, foi parte da chave do sucesso para se tornar o primeiro bilionário do rock.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES