Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Lista de Colunas

Além da queda do Muro de Berlim, o 9 de novembro marca História da Alemanha

A queda do histórico Muro de Berlim teve repercussões em todo o mundo e mudou para sempre a vida do povo alemão

O dia 9 de novembro celebrado festivamente pelo povo alemão, pois foi nessa data em 1989, que veio abaixo o Muro de Berlim, a grande muralha que separava a Alemanha em duas, a oriental e a ocidental, e que ficou assim, dividindo o povo com violência e mortes, durante 28 anos, 2 meses e 26 dias. A queda do histórico Muro de Berlim teve repercussões em todo o mundo e mudou para sempre a vida do povo alemão, reagrupando-o numa só nação. Menos de um ano depois, no dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha estava reunificada, depois de 41 anos de separação.

A queda do histórico Muro de Berlim teve repercussões em todo o mundo e mudou para sempre a vida do povo alemão - Foto: Reprodução/Internet

Embora esse seja, nessa data de 9 de novembro, o fato mais revelante para os alemães, esse dia também tem significados em outros eventos importantes, coincidentemente registradas nesse mesmo dia. As lembranças vão da alegria ao horror, passando pelo fim da monarquia, pela perseguição aos judeus e pela queda do Muro de Berlim.

O calendário histórico alemão aponta ainda outros acontecimentos de suma importância para a história do país no 9 de novembro: em 1918, o social-democrata Philipp Scheidemann proclamou de uma varanda do Reichstag, em Berlim, a primeira república do país.

Ao proclamar a República, em 9 de novembro de 1918, Scheidemann disse em discursos:

"Trabalhadores e soldados, estejam conscientes da importância histórica deste dia. Aconteceu o inacreditável. Um trabalho enorme e cuja amplitude é de difícil avaliação nos espera. Tudo para o povo, tudo por meio do povo! Nada que desonre o movimento trabalhista pode acontecer. Sejam unidos, fiéis e cientes de suas obrigações! O velho e podre – a monarquia – ruiu. Viva o novo, viva a república alemã", anunciou Scheidemann, selando o fim da monarquia sob o imperador Guilherme 2°.

A jovem democracia alemã enfrentou tempos difíceis desde o início. Foi também no dia 9 de novembro de 1923 que o Partido Nacional-Socialista organizou uma marcha em Munique, sob o comando de Adolf Hitler, que dez anos mais tarde chegaria ao poder e levaria o mundo à Segunda Guerra Mundial.

A data, contudo, não tem significado apenas no terreno das conquistas, da alegria e da liberdade. O caminho para a catástrofe passava pela eliminação gradual dos direitos civis dos judeus na Alemanha, o que culminaria no extermínio sistemático, a partir de 1942. Ainda antes do início da Segunda Guerra Mundial, no dia 9 de novembro de 1938, sinagogas foram incendiadas em todo o império alemão e estabelecimentos comerciais judeus foram saqueados.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES