Além de ser o registro histórico da Independência do Brasil, ocorrida pelo conhecido “Grito do Ipiranga”, em 07 de Setembro de 1822, a data de hoje é um marco significativo para as comunicações brasileiras, pois foi exatamente nesse dia, em 1922, exatos 100 anos após o ato de Dom Pedro I: trata-se da primeira transmissão de rádio realizada no país. O ato se simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, com a fala do presidente Epitácio Pessoa.
O discurso do Presidente, em meio a clima festivo, abrindo a programação da exposição, chegou ao rádio e daí aos ouvintes, através de um transmissor de 500 wats, que foi fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse, instalado no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro.
Apenas 80 receptores espalhados no Rio e nas cidades de Niterói e Petrópolis, puderam acompanhar a transmissão experimental. Além do discurso do Presidente Epitácio Pessoa, a transmissão levou ao restrito e longínquo público música clássica, que incluiu O Guarani, de Carlos Gomes.
Dentro de dois, anos, portanto, quando o Brasil festejará os 200 anos de sua Independência, o país celebrará, também os 100 anos da primeira transmissão de rádio e seu território.