Um avião Airbus A-320, da companhia alemã Germanwings, que fazia uma viagem da Espanha para a Alemanha, caiu nos Alpes Franceses, no sudeste da França, com 144 passageiros e seis tripulantes. Todos morreram, num total de 150 vidas. A maioria das pessoas estava indo da Espanha para a Alemanha. A tragédia, que causou grande comoção especialmente entre os alemãs, aconteceu no dia 24 de março de 2015.
Há relatos de que o avião se desintegrou. Dezesseis adolescentes de uma mesma escola alemã estavam a bordo. Acredita-se que dois bebês de colo, também. Quanto às causas do acidente, por enquanto é tudo especulação.
O presidente francês confirmou que não há sobreviventes. “Que dia trágico para a França”, lamentou François Hollande.
Era uma terça-feira. O voo 4U-9525 partiu de Barcelona, na Espanha, rumo a Dusseldorf, na Alemanha. Às 6h53, horário de Brasília, o avião sumiu dos radares.
Informações do trajeto do voo indicam que o airbus teria sofrido uma diminuição brusca de altitude, descendo mais de 30 mil pés, o equivalente a dez mil metros, em menos de dez minutos.
Segundo o Ministério do Interior, destroços já foram avistados, mas região do acidente, nos alpes franceses, entre as cidades de Barcelonette e Digne-les-Bains, é de difícil acesso. Somente os helicópteros das equipes de resgate conseguem se aproximar.
A companhia aérea Germanwings informou que o avião passou por uma manutenção de rotina ontem (23) e que a última grande revisão da aeronave foi há menos de dois anos, no verão de 2013. O piloto tinha mais de dez anos de experiência e seis mil horas de voo.
A Germanwings é uma empresa de baixo custo, subsidiária da gigante alemã Lufthansa, e tem excelente reputação - sem histórico de acidentes. A idade média da frota da companhia é de nove anos.
O governo francês informou que está em contato direto com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, que nesta quarta-feira (25) ao local do acidente e que pediu cautela na hora de especular sobre as causas do acidente. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Laroy, prometeu ajuda às famílias das vítimas.
O Airbus A-320 é um avião muito usado na aviação civil justamente por ser considerado um modelo seguro e eficiente. A cada dois segundos um A-320 decola em alguma parte do mundo.
Ele tem 37,57 metros de comprimento e pesa por volta de 16 toneladas e meia. Tem autonomia para percorrer 6, 150 km.
A distância entre Barcelona e Dusseldorf em linha reta é de pouco mais de 1,1 mil quilômetros e pode levar 180 pessoas. Estavam a bordo 150. O avião, um modelo mais antigo, o A-320-211, estava em uso há 24 anos, embora a frota da Germanwings tenha, em média, nove anos de uso.
A Airbus divulgou um comunicado lamentando o acidente e informou também que está empenhada em ajudar a esclarecer o que aconteceu e que assim que tiver informações, elas serão divulgadas. Em dezembro do ano passado um Airbus A-320 da Air Asia caiu no mar de Java com 162 duas pessoas a bordo.