Sem a vice na chapa de Fábio Novo (PT), o PSD de Teresina agora mira na estratégia proporcional para eleger o maior número de vereadores possível em 2024. No momento, o partido conta com dois vereadores na Câmara, Vinicio Ferreira e Ismael Silva, que está de malas prontas para deixar da sigla e um na Secretaria de Esportes do município, vereador Renato Berger.
Segundo o presidente do diretório municipal do partido, mais três vereadores estão engatilhados para filiação.
"Estamos conversando com vários nomes, várias lideranças, existe aqui um pré-compromisso de alguns vereadores na abertura da janela, para que possam mudar de partido no prazo legal. Então a nossa pretensão realmente é de montar uma chapa robusta. Tem eu e o vereador Renato na chapa, e o vereador Ismael continua filiado, mas já manifestou o desejo de sair do partido, a gente respeita, e nós estamos em conversa pelo menos umas três vereadores", disse Vinicio Ferreira.
Questionado sobre quais seriam esses nomes, o parlamentar preferiu manter sigilo até que os acordos sejam firmados. No entanto, a coluna apurou com fontes ligadas ao partido que esses vereadores são, Pastor Levino (Republicanos), Gustavo de Carvalho (PSDB) e Paulo Lopes (PSDB).
O vereador Paulo Lopes ainda é um dos quadros influentes do PSDB na capital. Caso a filiação no PSD seja confirmada, ele passará a integrar um time que é base aliada ao governo do estado.