Wellington Dias diz que 40 mil já aguardam vaga nos hospitais do país

Com o sistema de saúde nacional em colapso, ele tenta a articulação com os outros governadores para medidas restritivas em conjunto.

Líder do Consórcio Nordeste e da temática vacina no Fórum dos Governadores, o piauiense Wellington Dias (PT) citou em audiência virtual no Senado nesta quinta-feira (11) que até 40 mil brasileiros já aguardam na fila para uma vaga de atendimento em unidades de terapia intensiva e em leitos clínicos, por conta da Covid-19. Com o sistema de saúde nacional em colapso, ele tenta a articulação com os outros governadores para medidas restritivas em conjunto. "Nós já estamos dentro de um colapso nacional na rede hospitalar. Tem neste instante, uma fila gigante 30, 40 mil pessoas em todas as filas hospitalares por vaga de UTI e alguns lugares de leito clínico. Aqui, qual é o objetivo? Garantir as condições de, neste instante, de alguma forma, cortar a transmissibilidade. A ideia é ver se a gente – como fizemos no Carnaval, suspendendo o evento – faz nas 27 unidades da Federação, inclusive dando liberdade para fazer de acordo com a sua realidade", disse. 

Wellington Dias diz que 40 mil já aguardam vaga nos hospitais do país (Foto: Ascom)

Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) alertou para o perigo da variante P1, apontando o caos vivenciado no Estado e o alto poder de transmissibilidade provocado pela nova cepa.

"Se as coisas acontecerem no restante do País como se desenrolaram aqui no Estado do Amazonas, os próximos dez dias serão muito difíceis. A mais significativa é essa P1, que tem uma capacidade de transmissibilidade muito alta, e é impressionante como ela age. Nós conseguimos chegar ao pico, ao momento mais agravado da doença aqui, em 18 dias. E é um negócio que vai evoluindo de forma exponencial, que a rede de saúde não consegue suportar". 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES