W. Dias: Governadores tentam adquirir tecnologia para produzir vacinas

O governador do Piauí esteve reunido com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

Após visita no Laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro, o governador Wellington Dias (PT) declarou que o Fórum de líderes estaduais está dialogando com os laboratórios não só para a importação de doses, mas também para a aquisição da tecnologia para produção local das vacinas, inclusive, esta foi uma das pautas na Fundação Oswaldo Cruz. 

"Estamos todos aqui para quê? Para que a gente tenha como antecipar a transferência tecnológica para produção do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) aqui na Fiocruz. Estamos falando da possibilidade de o Brasil ter a produção do IFA, ter a produção de vacinas para atender rapidamente ao Brasil e atender, inclusive, outros países", disse. 

Governadores tentam adquirir tecnologia para produzir vacinas (Foto: Divulgação)

O líder piauiense que coordena a vacinação no Fórum dos Governadores apontou que onde tiver vacina disponível, os Estados vão atrás. "Onde houver vacina disponível, nós estamos atrás para celebrar um contrato de intenção de compra", pontuou. 

Na reunião com o ministro Eduardo Pazuello ainda ficou acertada a entrega de 28 milhões de doses de vacina ainda neste mês. "A nossa previsão é de que a Anvisa e a Fiocruz ajustem os processos para termos, a partir da semana que vem, entregas somadas ao [quantitativo] do [Instituto] Butantan. O objetivo é ter, em março, 25, 28 milhões de doses", disse o ministro.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES