Em documento obtido pelo blog nesta terça-feira, 04 de maio, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste se manifestou sobre a não aprovação pela Anvisa da importação emergencial da vacina Sputnik V. A análise se deu como encaminhamento da reunião do governador Wellington Dias (PT) com o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho. Na ocasião, os líderes enviaram novos documentos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que seja revisto o posicionamento sobre o imunizante.
O grupo de cientistas do Consórcio Nordeste, coordenado por Carlos Gabas e Sergio Rezende faz ponderações ao parecer técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reiterando a alta eficácia do imunizante russo e a segurança.
"A documentação apresentada pelo Instituto Gamaleya em resposta aos questionamentos da Anvisa nos dias 28/04/2021 e as complementações apresentadas no dia 03/05/2021 nos pareceu responder grande parte dos questionamentos feitos pela ANVISA, inclusive com relação a suposta replicação do Adenovirus", pontua o Comitê.
Por fim, o Comitê solicitou o parecer do Professor Amilcar Tanuri, Professor Titular da UFRJ e reconhecido virologista de reputação internacional, revelando que seu parecer faz recomendações claras em favor do uso da vacina e que também poderiam minimizar qualquer risco relacionado à replicação viral se, porventura, este exista na vacina em análise.
Diante da análise, o Comitê encaminhou novos documentos à Anvisa, pedindo uma reavaliação da real existência dos riscos por ela apresentados para a sua decisão e, com a 'celeridade que a saúde da população brasileira requer, apresentar as suas respostas'.
francyteixeira@meionorte.com