Óbitos e internações de idosos acima de 90 anos caem 70% no Piauí

Governador Wellington Dias compartilhou e comemorou a informação, que evidencia a importância da vacinação em massa

Em meio ao turbilhão de notícias negativas, o governadorWellington Dias (PT) informou que pelo menos no grupo de idosos com mais de 90 anos, ou seja, o que já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, houve uma redução de 70% nos óbitos e internações em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus. 

O indicativo explicitado nas redes sociais dá esperança e evidencia ainda mais a importância da vacinação em massa para conter a pandemia. "As pessoas com mais de 90 que se vacinaram primeiro, esse grupo que já recebeu a primeira e segunda dose,  reduziu em mais de 70% no número de óbitos, e também, registramos diminuição nas internações. É sinal que a vacina faz efeito. Estamos trabalhando para ter mais vacina", disse. 

Vacinação: Óbitos e internação de idosos cai 70% no Piauí, diz W. Dias (Foto; Tânia Rego)

No Piauí e em todo o país a vacinação avança a medida que novas doses chegam, o número disponível ainda é insuficiente para atender todo o grupo prioritário. 

"Enquanto isso, vamos seguir as regras e protocolos para evitar transmissibilidade e reduzir o adoecimento para todas as pessoas", frisou o líder estadual. 

Vale frisar que na última quinta (04), em articulação levantada pelo governador piauiense, que lidera a temática vacina no Fórum dos Governadores do Brasil, 14 líderes estaduais encaminharam carta conjunta ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo a adoção de medidas para conter a expansão do contágio do novo coronavírus, e que sejam procurados organismos internacionais com o intuito de adquirir mais doses dos imunizantes.

O documento evidencia o momento delicadíssimo que o país enfrenta. No Piauí, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI atingiu o pior patamar da história, acendendo o alerta vermelho.  Os governadores apontam que os Estados estão no 'limite'. "Os Entes Federados têm envidado todos os seus esforços, mas estão no limite de suas forças e possibilidades. Nos últimos meses, instalaram milhares de novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva, contrataram profissionais de saúde de diversas áreas e viabilizaram a compra de equipamentos, além de investirem em medidas como o distanciamento social e a orientação da população por meio de estratégias claras de comunicação", apontam.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES