União aponta que Transnordestina terá apenas um trecho concluído no Piauí

O indicativo se dará ao menos momentaneamente e é explicado pelo fato de que não há ainda viabilidade econômica para fazer a conexão da ferrovia até Porto de Suape

Em live promovida pelo jornal Valor Econômico, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, sinalizou que Governo Federal decidiu tocar em frente a construção de apenas um dos dois trechos da ferrovia Transnordestina, o que liga o interior do Piauí, em Elizeu Martins, até o porto de Pecém, no Ceará. 

O indicativo se dará ao menos momentaneamente e é explicado pelo fato de que não há ainda viabilidade econômica para fazer a conexão da ferrovia até Porto de Suape, em Pernambuco.

É importante frisar que cerca de R$ 7 bilhões já foram empregados na obra, de modo que havia a expectativa que a ferrovia fosse entregue em 2010. Ou seja, há 11 anos. 

Ligação até o Porto de Suape não ocorrerá atpe haver viabilidade financeira (Foto: Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste)

"Foi um imbróglio que foi herdado, mais um problema de modelagem. Entendo que as duas ‘pernas’ não coexistam. Estou deixando claro para todo mundo que não tem demanda para o ramal de Pernambuco e para o ramal do Ceará”, declarou em live o ministro

Em relação a obra cabe apontar também que na semana passada, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou o orçamento da nova Transnordestina, no valor de R$ 8,9 bilhões.  

francyteixeira@meionorte.com

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES