Levantamento feito pelo MeioNorte aponta que 48,2% dos vereadores em exercício na capital do Piauí, Teresina, devem mudar de legenda na janela partidária, que abre nesta quinta-feira, 07 de março. Entre os destinos preferenciais está o Partido dos Trabalhadores, do governador Rafael Fonteles, que já filiará quatro parlamentares na próxima sexta (08), são eles: Gustavo de Carvalho, Joaquim Caldas, Venâncio Cardoso e Pollyanna Rocha.
Outros parlamentares mudarão de partido para continuar na base do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), é o caso de Alan Brandão, que trocará o PDT pelo PRD.
ATÉ QUANDO? Este fenômeno se estende de 7 de março a 5 de abril, sendo este o prazo limite para a filiação partidária exigida por lei para aqueles que desejam concorrer nas eleições municipais deste ano. Este intervalo é especificamente projetado para permitir que candidatos eleitos em pleitos proporcionais (como vereadores) no último ano de mandato possam trocar de partido sem o risco de perder o cargo.
RISCOS DE MUDAR NOUTRO PERÍODO: Importante ressaltar que, fora da janela partidária, mudanças de partido só são permitidas em casos de justa causa, como desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Qualquer troca de legenda fora dessas condições pode acarretar a perda do mandato do político.
Com a abertura desta janela, Teresina se prepara para uma possível remodelação de seu cenário político, refletindo tanto a dinâmica interna dos partidos quanto as estratégias individuais dos vereadores em busca de alinhamento com as bases que consideram mais promissoras para suas carreiras políticas.
Entre os vereadores cotados para a mudança de partido estão:
Alan Brandão
Antônio José Lira
Roberval Queiroz
Graça Amorim
Gustavo de Carvalho
Inácio Carvalho
Joaquim Caldas
Luís André (Já estava liberado para a troca mesmo sem janela)
Markim Costa (Já estava liberado para a troca mesmo sem janela)
Pastor Levino
Pollyanna Rocha
Teresinha Medeiros
Venâncio Cardoso