O PSDB encerrou as eleições municipais de 2024 no Piauí com seu pior desempenho na história recente do Estado. Após mais de 30 anos de domínio político na capital Teresina, o partido não conseguiu eleger nenhum prefeito. Além disso, a legenda não garantiu nenhuma cadeira na Câmara Municipal da capital, no pleito passado foram quatro vereadores eleitos.
Balanço das candidaturas do PSDB no Piauí
Nas eleições deste ano, o PSDB apresentou 83 candidaturas no Estado, mas apenas 14 candidatos foram eleitos: 13 vereadores e um vice-prefeito. O município com maior representatividade tucana foi Barras, que elegeu cinco vereadores. O único vice-prefeito eleito pela legenda foi Chiquinho, em Gilbués.
Colapso e declínio
O declínio do PSDB no Piauí é notório. De acordo com dados da Justiça Eleitoral, houve uma queda impressionante de 94,1% no número de candidaturas do partido entre 2000 e 2024. Em 2000, o PSDB registrou 1.354 candidatos, enquanto, em 2024, esse número despencou para 79.
Esse colapso é resultado de um processo gradual que se intensificou ao longo dos últimos anos. O auge da legenda foi no início dos anos 2000, quando era a força dominante em várias cidades do estado. Contudo, a partir de 2020, o declínio se acentuou ainda mais, com o número de candidatos caindo para 214 naquele ano, e para seu menor índice histórico em 2024.