Piauí: Novas clínicas e maternidades serão incluídas no PAC. Saiba onde!

Entre os projetos aprovados, Teresina receberá duas novas ambulâncias de suporte avançado e uma policlínica regional, fortalecendo o atendimento em emergências e especialidades médicas.

A Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) anunciou, na sexta-feira, 12 de abril, a aprovação de várias propostas para incrementar os serviços de saúde em diversos municípios piauienses. A decisão ocorre em alinhamento com as diretrizes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), focado em ampliar e qualificar a infraestrutura de saúde em todo o país.

Durante a 305ª Reunião Ordinária da CIB-PI, realizada no último dia 9 de abril, os gestores estaduais aprovaram a inclusão de propostas selecionadas pelo Ministério da Saúde para receber financiamento federal. Estas propostas foram publicadas anteriormente na Portaria GM/MS nº 3.257, detalhando os projetos que atenderão critérios rigorosos de seleção e impacto na saúde pública.

Leia Mais

Entre os projetos aprovados, Teresina receberá duas novas ambulâncias de suporte avançado e uma policlínica regional, fortalecendo o atendimento em emergências e especialidades médicas. Além disso, a cidade implementará um CAPS AD III, especializado no atendimento de álcool e drogas, ampliando o suporte a pacientes com necessidades de tratamento intensivo em saúde mental.

Antônio Luiz comanda a Sesapi e a Comissão Bipartite (Foto: CCOM)Outros municípios também serão beneficiados. Campo Maior contará com um Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) Tipo IV e um Centro de Parto Normal (CPN), enquanto Corrente e Valença do Piauí também terão novas CPNs.

A infraestrutura materna será reforçada em Bom Jesus e Piripiri, com a construção de maternidades classificadas para risco médio, visando a redução da mortalidade infantil e maternal. Em Parnaíba e Picos, as novas policlínicas regionais prometem ampliar o acesso a procedimentos de média e alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras regiões.

O Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Luíz Soares Santos, e presidente da CIB-PI, assina a resolução.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES