A Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) anunciou, na sexta-feira, 12 de abril, a aprovação de várias propostas para incrementar os serviços de saúde em diversos municípios piauienses. A decisão ocorre em alinhamento com as diretrizes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), focado em ampliar e qualificar a infraestrutura de saúde em todo o país.
Durante a 305ª Reunião Ordinária da CIB-PI, realizada no último dia 9 de abril, os gestores estaduais aprovaram a inclusão de propostas selecionadas pelo Ministério da Saúde para receber financiamento federal. Estas propostas foram publicadas anteriormente na Portaria GM/MS nº 3.257, detalhando os projetos que atenderão critérios rigorosos de seleção e impacto na saúde pública.
Entre os projetos aprovados, Teresina receberá duas novas ambulâncias de suporte avançado e uma policlínica regional, fortalecendo o atendimento em emergências e especialidades médicas. Além disso, a cidade implementará um CAPS AD III, especializado no atendimento de álcool e drogas, ampliando o suporte a pacientes com necessidades de tratamento intensivo em saúde mental.
Valença do Piauí também terão novas CPNs.
Outros municípios também serão beneficiados. Campo Maior contará com um Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) Tipo IV e um Centro de Parto Normal (CPN), enquanto Corrente eA infraestrutura materna será reforçada em Bom Jesus e Piripiri, com a construção de maternidades classificadas para risco médio, visando a redução da mortalidade infantil e maternal. Em Parnaíba e Picos, as novas policlínicas regionais prometem ampliar o acesso a procedimentos de média e alta complexidade, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras regiões.
O Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Luíz Soares Santos, e presidente da CIB-PI, assina a resolução.