No Diário Oficial da União desta segunda-feira, 19 de setembro, foi divulgado um importante marco para o Piauí. Trata-se do extrato de Protocolo de Intenções, celebrado entre o Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (SEDRAMER), e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), empresa pública do governo federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
O objetivo principal desse protocolo é estabelecer a intenção de colaboração institucional entre o Piauí e a CPRM para o desenvolvimento de ações coordenadas relacionadas à geologia e ao setor mineral do Estado. Isso representa um passo importante para o fortalecimento e avanço das atividades ligadas à exploração e aproveitamento dos recursos minerais na região.
Diário Oficial do Estado (DOE), e se estenderá até 18 de agosto de 2024, perfazendo um prazo inicial de 12 meses. No entanto, há a possibilidade de prorrogação por igual período, o que demonstra o caráter contínuo e a visão de longo prazo dessa colaboração.
De acordo com o extrato do protocolo, a sua vigência terá início a partir da data de publicação noAssinam o protocolo pela CPRM, Cassiano de Souza Alves, Diretor e Presidente Interino, juntamente com Paulo Afonso Romano, Diretor de Geologia e Recursos Minerais. Pela SEDRAMER, a signatária é Paula Jeanne Rosa de Lima Sampaio, Secretária de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis.
Esse protocolo representa uma oportunidade para o Piauí consolidar sua posição no cenário nacional, fortalecendo a gestão e o aproveitamento sustentável dos recursos minerais, além de promover o desenvolvimento econômico e social da região. O setor mineral tem grande relevância para a economia brasileira, e parcerias como essa são fundamentais para potencializar esse segmento e promover o crescimento sustentável.