O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) recebeu uma lista de apoiamento para a criação do Partido Republicano Cristão Brasileiro (RCB), uma nova legenda política que almeja se consolidar no cenário nacional com foco nos valores cristãos. O requerimento foi protocolado na 4ª Zona Eleitoral de Parnaíba, Piauí.
O RCB apresentou oficialmente o apoiamento de 175 eleitores no estado do Piauí, como parte de 4.700 apoiamentos conquistados até o momento em todo o Brasil. Estes números são cruciais para o processo de formalização do partido, que exige a adesão de pelo menos 0,5% dos votos dados na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, distribuídos em um mínimo de um terço dos estados.
O partido em formação se caracteriza pela defesa de princípios como a liberdade religiosa, a valorização da família, a promoção da democracia, o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo social, alinhados com valores cristãos. Segundo o RCB, a política deve refletir ética e moral, pautada no compromisso com o bem-estar social.
O partido em formação é formado especialmente por dissidentes do ex-PTC.