O Cardeal Dom Geraldo Majella faleceu neste sábado (26) em Londrina, Paraná. O religioso, com 89 anos de idade, foi arcebispo emérito de Salvador. A causa do seu falecimento não foi detalhada.
Desde o final de 2022, Dom Geraldo vinha enfrentando problemas de saúde após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e estava em internamento domiciliar, até que sua condição se agravou nos últimos dias.
A Arquidiocese de Salvador emitiu uma nota de pesar, expressando tristeza pelo falecimento do arcebispo e anunciando que em breve serão divulgadas informações sobre a Missa exequial e o local do sepultamento.
O Papa João Paulo II o nomeou Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia em janeiro de 1999.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em 2001, foi designado membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e, dois anos depois, eleito presidente daNascido em 19 de outubro de 1933 em Juiz de Fora (MG), Dom Geraldo Majella Agnelo era filho de Antônio Agnelo e Sylvia Agnelo. Ele iniciou seus estudos na Educação Infantil no Instituto Santos Anjos das Irmãs Carmelitas da Divina Providência em sua cidade natal. Aos 12 anos, ingressou no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio, permanecendo até completar 14 anos.
De 1948 a 1950, prosseguiu seus estudos no Seminário Menor Arquidiocesano de São Paulo em Pirapora do Bom Jesus, que era dirigido pelos Cônegos Premonstratenses.