A vereadora do Partido dos Trabalhadores, Elzuila Calisto, divulgou na última segunda-feira (12) seu apoio à pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo à Prefeitura de Teresina, que será um dos opositores do atual líder municipal (Dr Pessoa). Com o indicativo, a coluna questionou o vereador Antônio José Lira - líder do prefeito no Legislativo – sobre a situação da parlamentar na gestão, defendendo que não haja uma cisão na relação.
De acordo com AJL, os três vereadores do PT integram a base de sustentação da Prefeitura, ou seja, garantem votos importantes para matérias de interesse do Palácio da Cidade, esse pragmatismo converge para a governabilidade da atual administração municipal. Sem os votos do partido, o indicativo é que a situação da gestão ficaria complicada na Casa Legislativa, pois não teria mais maioria.
“O PT, seus vereadores pertencem a base do prefeito Dr Pessoa! São 03 vereadores fortes, preparados e fiéis à base de sustentação! Eleição será em 2024, não tem porque perder, votam com o prefeito”, cravou o líder do prefeito.
Antônio José Lira já havia elogiado os petistas
Líder do prefeito Dr Pessoa na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Antônio José Lira (Republicanos), havia dispensado elogios na semana passada aos parlamentares do Partido dos Trabalhadores: Elzuila Calisto, Deolindo Moura e Dudu, em conversa com a coluna.
"O nosso grande comandante político é o Dr Pessoa serão R$ 1 bilhão em obras, mas não podemos esquecer do apoio político da Câmara, o comandante é o prefeito, é ele quem decide, ele é o nosso comandante, agora o PT tem três vereadores, importantes e muito importantes para a base: o grande vereador Dudu, o vereador Deolindo e a vereadora Elzuila, eles pertencem a base de sustentação", disse.
Anteriormente, AJL já havia sinalizado que a base do prefeito Dr Pessoa atualmente conta com 18 parlamentares na Casa Legislativa. O líder fez questão de reforçar a fidelidade dos vereadores petistas com o Poder Executivo de Teresina.
"O que eu penso: eles são importantes, eles são necessários, eles são fiéis", cravou.
Cabe indicar que na disputa majoritária para 2024, a Federação PT/PV e PC do B tem pelo menos quatro nomes postos, são eles: Franzé Silva - presidente da Assembleia Legislativa do Piauí; Fábio Novo - deputado estadual; Teresa Britto - ex-deputada estadual e Merlong Solano - deputado federal.
A expectativa é que o nome do grupo seja escolhido até o mês de setembro, o presidente estadual da sigla, João de Deus, sinalizou recentemente à coluna que os critérios para a definição serão as pesquisas, como também a capacidade de agregar lideranças em torno da sua pré-candidatura.