O Ministério da Educação (MEC) emitiu uma notificação à Universidade Federal do Piauí (UFPI) e outras instituições de educação superior (IES) devido a pendências no fechamento ou no preenchimento de dados referentes ao Censo da Educação Superior de 2022. A portaria foi publicada nesta terça-feira, 27 de junho, pelo presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Carlos Eduardo Moreno Sampaio.
O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo INEP, é considerado o instrumento de pesquisa mais abrangente do Brasil em relação às instituições de educação superior, incluindo cursos de graduação e sequenciais de formação específica, além de dados sobre alunos e docentes.
A notificação torna pública a lista das IES que não concluíram o preenchimento e envio dos dados até a data de 23 de junho de 2023. A UFPI está entre as instituições notificadas, juntamente com outras universidades e faculdades do país.
As IES mencionadas têm prazo até o dia 30 de junho para regularizar sua situação junto ao Censo da Educação Superior, preenchendo corretamente todos os dados solicitados. A regularização deve ser feita de acordo com as instruções indicadas pelo instrumento de coleta e seguindo o cronograma estabelecido pela Portaria nº 525, de 2022.
A Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) do INEP será responsável por analisar e decidir sobre os casos omissos que surgirem durante esse processo de regularização.
O Censo da Educação Superior desempenha um papel fundamental na obtenção de informações estatísticas confiáveis sobre o sistema brasileiro de educação superior. Esses dados auxiliam o Ministério da Educação nas atividades de acompanhamento e avaliação, expansão e melhoria da qualidade do ensino superior, entre outros. Além disso, os resultados do censo são utilizados para calcular indicadores que embasam a formulação e implementação de políticas públicas na área educacional.
A coleta de informações também contribui para o trabalho dos gestores das instituições de ensino, pesquisadores, especialistas, estudantes e organismos internacionais, fornecendo subsídios para análises e estudos sobre a educação superior no Brasil.
É importante que as instituições notificadas atendam prontamente às exigências do MEC, a fim de garantir a precisão e a integridade dos dados relacionados à educação superior no país.
Nota de esclarecimento da UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que a situação da Instituição junto ao MEC em relação ao Censo da Educação Superior 2022 encontra-se regularizada. Houve apenas um pequeno atraso no envio dos dados em função de instabilidade ocorrida na sexta-feira (23/6) no sistema disponibilizado pela INEP para atualização das informações, mas já nessa segunda-feira (26/6) o envio de todos os dados foi concluído pela Instituição.