Nesta quarta-feira (11/10), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) votou de forma unânime a favor da nomeação do juiz Samuel Batista de Souza como desembargador da Corte, preenchendo a vaga decorrente da aposentadoria voluntária do magistrado Marcelino Everton. Com a adição de Samuel, o TJMA conta novamente com 33 membros em seu quadro.
O processo de acesso ao cargo de desembargador foi anunciado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, durante uma sessão que contou com a presença de todos os membros do Plenário. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, leu seu parecer favorável ao pedido de inscrição de Samuel de Souza para a ascensão ao cargo.
Após a leitura do parecer, o desembargador Paulo Velten consultou os demais membros da Corte, que também manifestaram apoio à nomeação, parabenizando o novo integrante. O presidente do Tribunal convocou Samuel de Souza para prestar juramento e assinar o termo de compromisso e posse, o qual foi lido pelo diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson dos Santos.
Sob a condução do 1º vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, Samuel de Souza foi conduzido ao seu assento no Plenário, recebendo as boas-vindas do presidente do Tribunal. Este último desejou sucesso e parabenizou o esforço do magistrado, destacando a presença de sua família na cerimônia e homenageando a memória de seu pai, o pastor Estevam Ângelo de Souza, grande inspirador de sua carreira jurídica.
Samuel Batista é natural de Esperantina (Foto: Ribamar Pinheiro/TJ MA)
Representando os colegas de turma do concurso e outros desembargadores, Cleones Cunha deu as boas-vindas a Samuel de Souza, destacando a herança de fé recebida de seu pai. O momento foi celebrado com aplausos de todos os presentes.
Samuel Batista é natural de Esperantina (Foto: Ribamar Pinheiro/TJ MA)
Na próxima sexta-feira (13/10), Samuel Batista de Souza comemora seus 74 anos de idade, sendo 36 deles dedicados à magistratura. Natural de Esperantina, no Piauí, ele já recebeu a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, a mais alta honraria do Poder Judiciário maranhense. Em São Luís, graduou-se em Ciências Econômicas, Direito e realizou pós-graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O novo desembargador atuou como juiz nas comarcas de Icatu, Presidente Dutra e Coroatá. Na capital, ocupou o cargo de titular do 5º Juizado Especial das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha de São Luís, sendo o magistrado mais antigo de entrância final.