Honaiser anuncia nova etapa do Vale Gás para 120 mil famílias no Maranhão

Secretário de Desenvolvimento Social visitou o Grupo Meio Norte de Comunicação e citou os avanços na pasta durante a gestão Flávio Dino.

Em visita ao Grupo Meio Norte de Comunicação na segunda-feira (20), o secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Márcio Honaiser, pontuou os avanços obtidos na pasta durante a gestão do governador Flávio Dino. Cumprindo agenda em Timon para a entrega do cartão Vale-Gás para mais 2,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade, Honaiser destacou a iniciativa pioneira, anunciando que haverá uma terceira etapa do programa

Secretário de Desenvolvimento Social anuncia nova etapa do Vale Gás (Foto: Divulgação)

"Nós estamos pegando todas as regionais do Maranhão e agora chegou a vez de Timon e dos municípios circunvizinhos , o programa Vale-Gás, como o próprio nome diz é levar gás para os que mais precisam, nós tiramos do Cadastro Único, cadastro do Governo Federal alimentado pelos municípios, todas as famílias com renda zero, e todas as famílias que são quase 120 mil no Maranhão, na primeira etapa foi um ticket que trocaram na distribuidora, e agora estão recebendo um cartão para poder fazer a troca do seu botijão vazio por um cheio, e automaticamente daqui a 45/50 dias faremos o crédito da terceira etapa", afirmou. 

Honaiser em visita ao GMNC (Foto: Divulgação)

Além do eixo econômico, outra preocupação com a pandemia versa sobre a assistência aos 'órfãos da Covid-19', ou seja, as crianças e adolescentes que perderam os pais para a doença. Com isso, uma iniciativa originária do Governo maranhense e abrigada pelo Consórcio Nordeste, irá viabilizar a entrega de R$ 500 mensais a este público desassistido até que se alcance a maioridade. "O Consórcio Nordeste abraçou esse programa, temos muitas crianças e adolescentes que infelizmente perderam pai e mãe na pandemia, para isso o Governo do Maranhão criou uma lei para que essas crianças e adolescentes recebam um auxílio mensal de R$ 500 até a maioridade, para que tenham as condições de crescer, de se desenvolver", disse Márcio Honaiser. 

Honaiser em entrega do cartão Vale-Gás em Timon (Foto: Divulgação)

AMPLIAÇÃO RESTAURANTES POPULARES

No campo da segurança alimentar, Márcio Honaiser destacou o Banco de Alimentos do Governo do Maranhão, tal como a ampliação dos restaurantes populares, descentralizando-os de modo a atender todas as microrregiões, assim, a expectativa é que até o final do ano o número de unidades chegue a 65. Ademais, amplificou a atenção para o programa Água para Todos, que em parceria com a prefeita de Timon, Dinair Veloso, viabilizará a perfuração de um novo poço artesiano no município. 

Honaiser com o diretor da Rede MN, Marcos Monturil (Foto: Divulgação)

"São muitos programas, temos na área da segurança alimentar o Banco de Alimentos, distribuindo para mais de 50 entidades alimentos que seriam disperdiçados, jogados fora, eles são selecionados, preparados, entregues para quem precisa; já temos 55 restaurantes populares funcionando e até o fim do ano vamos chegar a 65, é a maior rede estadual; temos o programa Pro Leite, dando às famílias 1 litro de leite; temos o programa Água para Todos, inclusive em Timon estamos iniciando a perfuração de um poço artesiano, já são 300 sistemas desse feitos pela nossa Secretaria e até o final do ano temos mais 25 a entregar".

francyteixeira@meionorte.com 

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES