Governo vai ceder estrutura para INSS ampliar atendimento no Piauí; entenda

Em solenidade nesta quinta-feira, 16 de maio, foi firmado acordo entre o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o governador em exercício, Themístocles Filho.

Para beneficiar os 25% da população do Piauí que utilizam serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo estadual vai disponibilizar suas instalações em municípios do interior, visando ampliar os atendimentos e diminuir o tempo de espera para avaliações sociais e perícias médicas. Esse acordo foi firmado entre o ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o governador em exercício, Themístocles Filho, na tarde desta quinta-feira (16), em Teresina.

Carlos Lupi anuncia parceria com o Governo do Piauí em agenda com o governador em exercício Themístocles Filho (Foto: Francisco Leal)Carlos Lupi explicou que a estratégia é usar os postos já existentes do governo estadual para os serviços do INSS, destacando que essa abordagem tem sido implementada em vários estados do Nordeste para enfrentar a longa fila de perícias

Leia Mais

“A intenção é utilizar os postos que o governo já tem e estender eles para os serviços do INSS. Temos feito isso em muitos estados do Nordeste, onde temos a maior dificuldade da fila da perícia. Os serviços públicos precisam estar conectados para melhor atender a população. Temos 25% da população do Piauí beneficiada com algum tipo de serviço da Previdência Social”, pontuou. 

Themístocles Filho ressaltou os avanços da telemedicina no Piauí e mencionou que a infraestrutura tecnológica existente, como computadores e internet, pode ser aproveitada para os serviços do INSS

“A intenção é utilizar os postos que o governo já tem e estender eles para os serviços do INSS. Temos feito isso em muitos estados do Nordeste, onde temos a maior dificuldade da fila da perícia. Os serviços públicos precisam estar conectados para melhor atender a população. Temos 25% da população do Piauí beneficiada com algum tipo de serviço da Previdência Social”, sinalizou o líder estadual.

Carlos Lupi anuncia parceria com o Governo do Piauí em agenda com o governador em exercício Themístocles Filho. Ivanária Sampaio, prefeita de Esperantina, e Caio Figueiredo, superintendente regional do INSS também estiveram presentes no ato (Foto: Francisco Leal)

PERÍCIAS NO DOBRO DE MUNICÍPIOS 

De acordo com o superintendente regional do INSS, Caio Maia Figueiredo, atualmente nove municípios piauienses realizam perícias presenciais. Com a nova parceria, espera-se que esse número possa dobrar.

"O objetivo é aumentar cada vez mais a quantidade de agências no Piauí, ofertando o serviço de perícia médica por telemedicina. Temos hoje nove municípios do Piauí que tem a perícia presencial. Quando começamos a usar a tecnologia, mais que dobramos nossa capilaridade, isso traz a redução da fila, o cidadão pode fazer a perícia no conforto da sua cidade e também em um prazo mais curto", concluiu Figueiredo.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES