Indiscutivelmente uma das maiores preocupações quanto a propagação do novo coronavírus nos Estados brasileiros diz respeito às novas variantes, como a P1, originária de Manaus. Mais contagiosas, e possivelmente mais letais elas já estão presentes em boa parte dos entes federativos, nisto, o secretário de Saúde Florentino Neto (PT) apontou que o Governo está avaliando uma parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para que os laboratórios da instituição possam ser usados para a identificação das cepas com maior celeridade, tendo em vista que atualmente o laboratório de referência do Lacen no Estado é o Adolfo Lutz.
"O Lacen vem acompanhando essa situação, em razão da necessidade de ter respostas mais céleres, estamos dialogando com a Universidade Federal para que com o apoio tenhamos uma resposta mais rápida", disse.
O líder da pasta ainda destacou o esforço do Poder Executivo local na campanha de vacinação, sinalizando o esforço de toda a equipe em distribuir os imunizantes em todo o Estado no prazo de 24 horas, assim que eles são encaminhados pelo Ministério da Saúde. "Fica evidente o esforço do governador em coordenar esse trabalho da Secretaria de Saúde".
Florentino Neto ainda apontou para a abertura de novos leitos de UTI Covid no Hospital Getúlio Vargas (HGV), e para a suspensão das cirurgias eletivas. "A diminuição no HGV ocorreu por conta da necessidade de se realizar cirurgias eletivas, mas agora estamos suspendendo novamente para aumentar os leitos Covid", frisou.