Governadores pedem articulação de Bolsonaro para mais vacinas

Líderes de 14 Estados, inclusive o governador do Piauí Wellington Dias, encaminharam carta ao presidente da República

Em articulação levantada pelo governador piauiense Wellington Dias (PT), que lidera a temática vacina no Fórum dos Governadores do Brasil, 14 líderes estaduais encaminharam carta conjunta ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo a adoção de medidas para conter a expansão do contágio do novo coronavírus, e que sejam procurados organismos internacionais com o intuito de adquirir mais doses dos imunizantes.

O documento evidencia o momento delicadíssimo que o país enfrenta. No Piauí, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI atingiu o pior patamar da história, acendendo o alerta vermelho.  Os governadores apontam que os Estados estão no 'limite'. "Os Entes Federados têm envidado todos os seus esforços, mas estão no limite de suas forças e possibilidades. Nos últimos meses, instalaram milhares de novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva, contrataram profissionais de saúde de diversas áreas e viabilizaram a compra de equipamentos, além de investirem em medidas como o distanciamento social e a orientação da população por meio de estratégias claras de comunicação", apontam.

Os chefes estaduais sinalizam que a vacinação em massa é a alternativa mais viável para saída da crise sanitária. "Nesse contexto, a vacinação em massa, com a maior brevidade possível, é a alternativa que se afigura como a mais recomendável, e, provavelmente, a única capaz de deter a pandemia, permitindo que o Brasil, seus Estados e Municípios, aos poucos, possa retornar à normalidade, com as devidas medidas sanitárias e econômicas", defendem.

Confira a carta na íntegra:

CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 

Os Governadores dos Estados abaixo assinados solicitam ao Presidente da República Federativa do Brasil imediata adoção das providências necessárias a fim de viabilizar a obtenção – junto a entidades estrangeiras e organismos internacionais – de novas doses de imunizantes contra a Covid19, de modo a auxiliar no controle do aumento exponencial dos casos de infecção e do número de óbitos pelo coronavírus, conforme observado nos últimos dias em todo o território nacional. 

Os Entes Federados têm envidado todos os seus esforços, mas estão no limite de suas forças e possibilidades. Nos últimos meses, instalaram milhares de novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva, contrataram profissionais de saúde de diversas áreas e viabilizaram a compra de equipamentos, além de investirem em medidas como o distanciamento social e a orientação da população por meio de estratégias claras de comunicação. 

Esse conjunto de ações, ainda que indispensável, demonstra estar próximo do exaurimento. Ninguém discorda de que, nas próximas semanas, talvez meses, a pandemia seguirá ceifando vidas, ameaçando, desafiando e entristecendo todos nós.

Nesse contexto, a vacinação em massa, com a maior brevidade possível, é a alternativa que se afigura como a mais recomendável, e, provavelmente, a única capaz de deter a pandemia, permitindo que o Brasil, seus Estados e Municípios, aos poucos, possa retornar à normalidade, com as devidas medidas sanitárias e econômicas.

Governadores pedem articulação de Bolsonaro para mais vacinas (Foto: Marcos Côrrea)

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES