Coordenador da bancada federal do Piauí no Congresso Nacional, o deputado federal Flávio Nogueira (PT) adiantou em entrevista nesta segunda-feira, 24 de julho, ao Jogo do Poder, que indicou o ex-presidente da Agespisa Genival Salles para comandar a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Piauí.
Nogueira sinalizou que encaminhará o nome do petista para os trâmites legais. A indicação só foi possível com a recriação do órgão recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“E a vaga que estamos indicando para a Funasa é o Genival Sales, que é um petista muito conhecido, foi presidente da Agespisa, tem algo relacionado com a Funasa”, disse.
ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Olavo Rebelo, que aguarda a oficialização numa das Diretorias do Banco do Nordeste, lembrando que sua indicação foi feita ainda em março, ou seja, há quatro meses.
O parlamentar ainda comentou sobre a demora na nomeação dos cargos federais no Piauí e em âmbito nacional, como é o caso do“Falta exatamente essa consideração que lá não tem com nós aqui, embora eu sei que há dificuldade em todos os Estados, eu repito sempre o Rio de Janeiro, em que a Benedita da Silva, que é uma tradição, raiz do partido, se queixa muito disso”, cravou Flávio Nogueira.
Diante desse cenário, o coordenador da bancada cravou que o problema não tem um único ator, ocorrendo tanto na articulação política quanto no próprio Ministério.
“No Ibama tive muitas dificuldades, eu tive que ir lá. O problema não é local. Temos ainda a GEAP para resolver, outros que não resolveu ainda, indo para o sétimo mês”, disse.