Prefeito de Teresina por quatro mandatos, Firmino Filho se fez inesquecível! Sua presença é sentida em cada canto da cidade, em cada lembrança, no choro contido da população; ontem, 16 de dezembro, o ex-gestor completaria 58 anos, e obviamente, a data não passou em branco e foi repleta de homenagens, evidenciando a saudade, mas ao mesmo tempo deixando a certeza que o elo construído com os teresinenses perpetuará pela eternidade.
Uma celebração alusiva ao aniversário do ex-prefeito ocorreu no bairro Poti Velho, contando com a presença de amigos e familiares; a viúva Lucy Soares, os filhos Bárbara, Bruno e Cristina marcaram presença.
Emocionada, Lucy descreveu o medo que sentiu com a partida de Firmino, pontuando que encontrou nas mensagens deixadas pelo marido a força para seguir em frente. Ciente que a dor perdurará, a deputada estadual se agarra nas mensagens e lições do ex-gestor para se reerguer.
"Quando ele se foi, foi o medo que tomou conta de mim, eu tive medo de seguir em frente, hoje não tenho medo mais. Estamos para relembrar a vida, e o legado que o Firmino nos deixou. Hoje não terá mais corte de bolo, que fazia parte da tradição, todo dia 16 nós fazíamos o corte do bolo, era os dois dias que ele se sentia mais feliz: no aniversário de Teresina e no seu; a dor que nossa família sente é uma dor insubstituível, que vai nos acompanhar por toda vida, mas as lições e ensinamentos vão se manter nos nossos corações, e são essas lições e ensinamentos que nos fazem seguir e toda vez que estou nos piores momentos lembro das palavras dele: 'você é forte', nos meus momentos de fraqueza ele estava lá", disse.
Amigo, solidário, afetuoso, esses foram alguns adjetivos elencados pelo ex-secretário Kleber Montezuma ao ex-prefeito de Teresina. Ao celebrar o aniversário de Firmino, agradeceu ao privilégio de ter o conhecido. "O espírito solidário, o respeito para com as pessoas e, sobretudo, o afeto para com as crianças foram marcas de Firmino ser humano. Em vida, Firmino completaria 58 anos. O que faço? Celebro o privilégio de ter sido amigo de Firmino", frisou.
Em homenagem ao pai, Bárbara Soares fez uma declaração de amor sensível e emocionante. Ao relembrar os momentos juntos, conduz sua mensagem para um desejo: de devolver o beijo na testa que recebia. O relato evidencia que mesmo com todas as atribuições no comando da capital, Firmino transmitia o afeto, o carinho e a dedicação à família, mesmo com os gestos mais simples.
"Pai, quantos aniversários comemoramos juntos. Meus, seus, da nossa família. Nem sempre você tinha tempo para festa. Mas sempre ganhávamos um beijo na cabeça e um eu te amo seu. Era suficiente. E nunca foi tão significativo como agora.Hoje, eu queria poder te devolver o beijo. E como não posso, digo mais uma vez que te amo. E o amor nunca acaba".
Amor pelo Piauí e apreço pelo povo
Amigo de longa data de Firmino, o ex-secretário de Planejamento e cientista político, Washington Bonfim detalhou a ligação com o gestor, creditando à ele uma importância imensurável na sua vida pessoal e profissional. A integridade, o amor pelo Piauí e o apreço pelo povo são características elencadas no seu depoimento.
"Pra mim falar de Firmino, é falar de gratidão, foi uma pessoa pessoalmente muito importante na minha vida, profissionalmente muito importante, eu aprendi muito com ele, me deu muita oportunidade e eu creio que para cidade, para o Estado do Piauí é uma perda grande, era um político focado, trabalhador, sério e que tinha um apreço muito grande pela sua terra, e mais do que isso tinha um apreço muito grande pela novidade, por aquilo que era novo, ele pensava sempre sobre o futuro e queria sempre colocar sua terra, sua gente no melhor lugar possível, isso faz muita falta e vai continuar fazendo falta durante muito tempo, eu tenho essa dívida, essa gratidão", afirmou.
O ex-prefeito Sílvio Mendes classificou Firmino como um gestor brilhante e de uma inteligência privilegiada, lamentando não ter tido a oportunidade de concretizar a pescaria e a conversa que haviam combinado.
Além dos familiares e amigos, o aniversário do ex-gestor foi lembrado pelos teresinenses, consolidando sua ligação com o povo a qual se dedicou durante toda a vida pública, estando sim, presente! Hoje e sempre.
francyteixeira@meionorte.com