Os entraves na imunização em todo o país seguem preocupando o governador Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, assim, com o objetivo de dar celeridade ao processo, o líder piauiense defendeu na segunda-feira (15) que a Oxford/Astrazeneca antecipe o compartilhamento para a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para o Brasil, possibilitando que em maio a produção na Fundação Oswaldo Cruz já esteja em plena capacidade.
"Não tem alternativa, há necessidade de medidas preventivas, o isolamento social, e precisamos de coordenação nacional. Ao mesmo tempo precisamos de mais e variadas vacinas. Se o Brasil é o centro da pandemia, o país que coloca em risco o mundo. Precisamos acompanhar o cronograma, agora não tivemos o cumprimento da Oxford/Astrazeneca de 15 milhões de IFA, precisamos que ela antecipe a transferência de IFA para maio".
O governador, que coordena a temática vacina no Fórum dos líderes estaduais, pede que o Governo Federal participe das estratégias de contenção da transmissibilidade, de modo que sem o Poder Central, o controle fica difícil. "Outro eixo éo próprio apoio da área da saúde, o Governo encaminhou um orçamento com R$ 43 bilhões a menos para a saúde, num momento delicado que estamos, destaco ainda o apoio às medidas sociais, fecha bares, restaurantes, artistas, mas precisa de apoio. Um ponto importante é a questão do emprego, estamos defendendo que o auxílio desemprego seja utilizado para evitar o desemprego. Por último temos condições de agora em abril vacinar todo o grupo de risco", frisou.