Com um olhar atencioso para a valorização das artes visuais no Piauí, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) participou na última terça-feira, 18 de maio, da XXI Semana das Artes para Todos, com a exposição das obras premiadas dos concursos 'Um Rosto para Esperança Garcia' e 'Um Rosto para Mandu Landino'.
O evento ocorreu em alusão aos 22 anos do célebre projeto 'Música para Todos' contando com a live dos artistas plásticos Dora Parentes, vencedora do concurso Um Rosto para Esperança Garcia' e Moisés Rêgo, primeiro colocado no certame 'Um Rosto para Mandu Ladino'.
O concurso “Um rosto para Esperança Garcia” foi promovido em 2019 e teve como missão retratar o rosto de Esperança Garcia, que foi escravizada e denunciou, por meio de uma carta, os maus tratos sofridos no século XVIII. A artista plástica Dora Parentes ficou com o primeiro lugar, na ocasião não foram designados o segundo e terceiro lugar, porém, para a exposição o CEC disponibilizou os demais quadros votados no certame: dos artistas plásticos Elda e JNildo.
Já o concurso 'Um Rosto para Mandu Ladino' se voltou para a história do indígena que reuniu e liderou centenas de índios na luta contra os colonizadores em defesa de suas terras, crenças e, acima de tudo, da liberdade e da vida. O certame vencido por Moisés Rêgo teve na segunda e terceira colocação as obras dos artistas plásticos Ribamar Junior e Dora Parentes.
A programação ainda contou com a participação do presidente do CEC, o escritor e advogado Nelson Nery Costa, e o curador da Pinacoteca do CEC, o professor e produtor cultural Osvaldo Assunção.