Aneel autoriza implantação de 17 unidades solares no Estado do Piauí

Com a adição dessas 17 novas unidades, o Piauí consolida sua posição como um dos principais estados brasileiros na geração de energia renovável.

O Piauí, estado brasileiro conhecido pelo seu potencial de energia renovável, recebeu nesta segunda-feira, 10 de abril, a autorização para a implantação de mais 17 unidades geradoras de energia solar, impulsionando ainda mais o setor. As autorizações foram concedidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e foram assinadas pelo diretor-geral, Sandoval Araújo Feitosa, e pelo superintendente Hélvio Neves Guerra.

As autorizações contemplam a implantação e exploração de unidades de Usinas Fotovoltaicas (UFV) em dois municípios do Piauí. Onze unidades da UFV São Miguel, localizadas no município de Ribeiro Gonçalves, foram autorizadas sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE), com uma potência de 30.000 kW cada, totalizando 330 mil kW. O prazo da outorga é de 35 anos.

Leia Mais

Além disso, outras seis unidades da UFV Brasileira, situadas no município de Brasileira, foram autorizadas sob o mesmo regime, com uma potência instalada de 38.712 kW cada, totalizando 232.272 kW. O prazo da outorga também é de 35 anos.

Com a adição dessas 17 novas unidades, o Piauí consolida sua posição como um dos principais estados brasileiros na geração de energia renovável. Atualmente, o ente já possui empreendimentos de energia eólica instalados em diversos municípios, como Caldeirão Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Ilha Grande, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolândia, Parnaíba, Queimada Nova e Simões. Além disso, há outros 30 empreendimentos em fase de construção, que terão uma capacidade instalada total de 1,25 GW.

ANEEL autoriza a implantação e exploração de 17 unidades eólicas no Piauí

Taxação do sol trava o avanço energético, por José Osmando de Araújo

ANEEL libera operação de 3 unidades geradoras de energia eólica no Piauí

As autorizações concedidas pela Aneel são um marco importante para o setor de energia renovável no Piauí, contribuindo para a diversificação da matriz energética do estado e para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A expectativa é de que essas novas unidades geradoras de energia solar contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região, gerando empregos e impulsionando o setor de energias renováveis no Estado.

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES