O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado, conseguiu um importante avanço em prol dos produtores de leite de cabra da Paraíba.
Após intervir junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), liderado por Wellington Dias, foi suspensa a tabela que estabelecia os reajustes no preço do litro de leite de cabra para o Nordeste. A decisão veio após uma ligação entre o ministro e o senador, na última sexta-feira (24).
De acordo com apuração exclusiva da coluna, a ligação ocorreu a pedido do presidente Lula.
Prestígio
O movimento evidenciou o fortalecimento de Wellington Dias junto ao líder da República, que aposta nos resultados do MDS para alavancar a aprovação do Governo.
O que ocorreu?
A tabela inicial, publicada pelo governo, havia causado grande insatisfação entre os produtores paraibanos, especialmente porque colocava a Paraíba, maior produtora nacional de leite de cabra, na última posição entre os estados do Nordeste no índice de reajustes.
REUNIÃO EM PAUTA
Para discutir o tema e ajustar os valores de forma mais justa, foi agendada uma reunião envolvendo representantes do MDS, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O senador garantiu que os interesses dos produtores da Paraíba serão priorizados.
“Quero tranquilizar os produtores e destacar que a tabela irá recompor os valores a quem mais produz o leite de cabra no Brasil. Esse é o compromisso que tive do governo e é o que defendemos para os produtores do nosso estado”, afirmou Veneziano.
VALOR NUTRICIONAL E ECONÔMICO
O parlamentar também destacou a relevância econômica e social do leite de cabra para a Paraíba.
“O leite de cabra é um alimento reconhecido por seu alto valor nutritivo, sendo amplamente utilizado em iniciativas como a merenda escolar e o Programa do Leite, especialmente na região do Cariri, maior polo produtor do estado”, ressaltou.
A Paraíba lidera a produção de leite de cabra no Brasil, e a revisão da tabela é vista como essencial para manter a competitividade e os benefícios gerados pelo setor, que impacta tanto a economia local quanto programas sociais fundamentais para a população.