Por Rany Veloso
O domingo (10) foi um dia de novas adesões de ex-aliados da base do governo a Sílvio Mendes (União Brasil), pré-candidato à sucessão estadual pela oposição. O primeiro foi o vice-prefeito de Cabeceiras do Piauí, Itamar Torres, que era do PT e agora se filiou ao Progressistas. O anúncio ocorreu em um evento na cidade durante a passagem da caravana de oposição na região.
Logo em seguida foi a vez da vice-prefeita de Barras, Cynara Lages, e o marido dela, o vereador Roberto. “Os dois vão se juntar a nós na caminhada dos querem junto com a gente fazer um Piauí diferente”, diz Sílvio Mendes.
A vice-prefeita é filiada ao PSD, outro partido da base do governo que já havia sofrido uma baixa na semana passada, como o blog mostrou com a saída do prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Zé Fernando. Mas apesar de declarar apoio a Sílvio, o blog apurou que ela continua apoiando para deputado estadual Georgiano Neto e para federal Júlio César, presidente do PSD.
Nesta segunda (11), outros dois prefeitos e um vice que eram da oposição se filiaram a partidos da base do atual governo. Pedro Filho, de Madeiro, era do PP e agora está no MDB. Jullyvan Mendes, de Beneditinos, que era do PTB, e Jurandir Pereira, vice-prefeito de Sebastião Barros, assinaram ficha de filiação do PT. Rafael Fontele, pré-candidato ao governo, também estava presente nessas adesões.