Por Rany Veloso
O coordenador da Bancada Federal do Piauí, o deputado Flávio Nogueira (PT-PI), entregou na noite desta quarta-feira (08), a relação com os nomes que irão assumir os cargos federais do governo Lula no Piauí. O blog teve acesso com exclusividade à relação.
"As indicações aos cargos federais no nosso estado foram entregues ao ministro que, na ocasião, elogiou a agilidade da nossa bancada. Acredito no poder do trabalho em equipe, e nossa bancada está empenhada em entregar bons resultados", afirmou.
Dos 24 postos, cinco ainda não foram escolhidos, dentre eles, como o blog adiantou ontem, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que está sob responsabilidade do senador licenciado e atualmente ministro Wellington Dias (PT-PI).
Outros cargos precisam ser ocupadas por servidores efetivos, o que demanda maior tempo dos parlamentares que não podem ter dúvida e preferem antes verificar todos os antecedentes.
Para a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba), um dos órgãos mais disputados pelo alcance em todo o estado, e isso implica em mais recursos e capilaridade nas bases eleitorais, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) indicou Marcelo Vaz da Costa e Castro, o seu filho, que é engenheiro agrônomo.
O DNOCS, de indicação de Júlio César (PSD-PI), ficou com o Assis Rocha, que é uma liderança de Santo Antônio de Lisboa, município depois de Picos, ao sul do Piauí.
Na Caixa, permanece Raul Gomes, servidor de carreira, que também estava cotado por Jadyel Alencar (PV-PI) para ocupar a vice-presidência da Caixa nacionalmente na área de Habitação.