Por Rany Veloso
Durante almoço com os líderes do Senado, os piauienses Ciro Nogueira (PP-PI) e Elmano Férrer (PP-PI) chamam o presidente alí de lado e gravam um vídeo sobre as obras no Piauí. Os três trocam elogios públicos. Ciro inicia falando que seria um agradecimento da bancada do Piauí pelas obras estruturantes no estado e enumera-as, duplicação da saída de Teresina na BR-316, alargamento das BR-135, BR-235, construção da ponte de Santa Filomena e na próxima semana inciam asfaltamento nos acostamentos da BR que passa em Picos.
Bolsonaro responde a chamada dos senadores e atribui execução das obras a eles e brinca com o nome do ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que tem viabilizado boa parte das demandas. "Grande parte dessas emendas vem de vocês, sem as quais não poderíamos anunciar qualquer obra. Vocês sabem que estão em boas mãos né, estão com São Tarcísio", afirma o presidente que finaliza dizendo que vai ao estado para inaugurar as obras.
ORDEM DE SERVIÇO DO REBAIXAMENTO DA AVENIDA JOÃO XXIII SERÁ ASSINADA PRÓXIMO MÊS
Após o encontro, o senador Elmano Férrer anunciou que no início de novembro será assinada a ordem de serviço do Rebaixamento da Avenida João XXIII, na Ladeira do Uruguai, no cruzamento com a Avenida Zequinha Freire. No encontro, os parlamentares também trataram de obras federais em andamento no Piauí, como a duplicação da BR-316, viadutos de Teresina, a ponte de Santa Filomena, ponte em Parnaíba e pavimentação em Picos.
Segundo o senador Elmano, vice-líder do Governo, o Rebaixamento da João XXIII é mais uma obra que será executada pelo DNIT Piauí, tem previsão de dois anos e investimentos de R$ 22 milhões. "Representa mais uma importante intervenção viabilizada pelo Governo Bolsonaro e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para transformar a mobilidade urbana da capital. Já estamos com grandes obras em execução como os viadutos, Viaduto do Mercado do Peixe e Rodoferroviários, e ainda a duplicação da BR-316, de Teresina a Demerval Lobão", destacou o senador.
Com a nova obra, o balão da Ladeira do Uruguai vai deixar de existir, eliminando um dos gargalos no trânsito da capital piauiense. Neste local, no cruzamento das avenidas João XXIII (BR-343) e Zequinha Freire, circulam cerca de 25 mil veículos por dia. “Sem a fluidez adequada, esta rotatória se transformou num ponto crítico no trânsito da cidade, com muitos congestionamentos e registros frequentes de acidentes”, lamenta Elmano Férrer. O senador acrescenta que, com a expansão imobiliária, principalmente ao longo da Avenida João XXIII, a circulação de veículos no local aumentou de forma acelerada.
Mas este cenário deve mudar com o rebaixamento da rodovia. Além de otimizar o trânsito, a obra vai trazer mais segurança aos motoristas, passageiros e pedestres. Segundo Elmano, o projeto prevê a abertura de uma trincheira de 9 metros de profundidade, por onde vai passar o trecho da BR-343 correspondente ao final da Avenida João XXIII. Como consequência, o fluxo da Avenida Zequinha Freire vai seguir pela parte de cima, eliminando a necessidade do balão. “É uma intervenção que vai agilizar a circulação de veículos e garantir um tráfego mais seguro nesta região da cidade, preservando muitas vidas”, avalia o senador.