Por Rany Veloso
Deixando a rivalidade política de lado, Sílvio Mendes (União) buscou apoio do Ministro Wellington Dias em Brasília para projetos em Teresina. O prefeito eleito sinalizou aliança administrativa.
Eles também recordaram do tempo em que Wellington era governador e Sílvio prefeito pela primeira vez quando fizeram "grandes parcerias", como a abertura do HUT e a inauguração da ponte estaiada.
A ida à Brasília rendeu do encontro inesperado com o presidente Lula à entrevista com o ministro Wellington Dias. Ambos do PT, grupo rival ao do prefeito eleito em Teresina.
Mendes disse que teve notícias boas e por isso avisou que vai voltar à capital federal. Dias disse que está disposto a trabalhar juntos.
“Então, é cada notícia boa, que eu já aprendi esse caminho de Brasília, vou voltar”, afirmou Sílvio Mendes (vídeo completo abaixo).
Mais descontraído, Sílvio Mendes iniciou o vídeo dizendo que estava entrevistando o ministro do Desenvolvimento Social, o qual ele chamou de Integração Social. O ministro piauiense aproveitou o espaço e divulgou as ações do governo Lula no que diz respeito a sua pasta. Dias está a frente do Pacto contra à Fome e a Pobreza, que será lançado neste mês no encontro do G20.
Sílvio Mendes pergunta: “O que é que você tem de novidade em boa notícia para Teresina?”. Dias responde: “Primeiro, o privilégio aqui, isso é entrevistado pelo prefeito-eleito de Teresina, já com toda a experiência que tem o nosso querido Sílvio Mendes”.
Wellington Dias tinha recebido no dia anterior cerca de 200 prefeitos do Piauí no auditório do ministério. E deu as mesmas orientações ao prefeito da capital, mas em reunião separada. Ou melhor, em “entrevista”.
“Então, diretamente pelo Ministério de Desenvolvimento Social, aqui é a nossa missão e é o que a gente quer trabalhar e trabalhar junto com você, junto com a sua equipe, junto com Teresina. Como é que a gente dá a mão a pessoas que ainda estão na insegurança alimentar e faz ali no Bolsa Família, no BPC, em alguma alternativa de Transferência de renda e ainda faz a complementação alimentar. Tem que fazer ali um restaurante popular, uma cozinha solidária, como é que a gente estimula a compra de alimentos dos agricultores familiares, nós temos o PAA, o Programa de Aquisição de Alimento, repassamos ao município e ele faz a compra dos pequenos produtores e esse alimento chega na mão de quem mais precisa e fazemos isso com o município também. Faz com o estado, faz com entidade; e a outra é na área do emprego do empreendedorismo. Ou seja, eu já vi que é parte da sua plataforma, como é que melhora a renda das pessoas? Pelo trabalho, qualificação, a gente faz isso com setor privado, apoio em crédito com o programa Acredita. Ao empreendedor, apoio com o Pronaf é a questão do campo. E aqui pode contar, vamos trabalhar juntos por Teresina”.
Questionado pela coluna se daria o mesmo atendimento aos prefeitos da oposição no Piauí, Wellington Dias disse que tem um grupo político, é da política, mas está atuando como ministro do governo Lula e quer trabalhar com os 224 municípios (vídeo completo abaixo).
“Sou da política e quero trabalhar com os 224 municípios do Piauí independente da disputa eleitoral”.