Por Rany Veloso
O senador piauiense Marcelo Castro coordenou a reunião na tarde desta quarta-feira (14), com o indicado por Lula ao Supremo Tribnal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin. O encontro com a bancada do MDB, que tem 10 senadores, sendo 6 membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde ele será sabatinado no próximo dia 21, foi importante para o candidato.
"Todo unanimente se mostraram favoráveis à indicação do Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal. Então, nós estamos certos que o MDB dará os seus 10 votos aqui no Senado", disse Marcelo Castro.
Desde o início desta semana, Zanin percorre vários gabinetes pelo Senado na tentativa de conquistar a confiança dos parlamentares para a votação que se aproxima.
O encontro é com a bancada do MDB, que tem 10 senadores, destes 6 são membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde ele será sabatinado no próximo dia 21.
Depois do nome aprovado na CCJ, Zanin precisa de no mínimo 41 votos dos 81 senadores, mas as contas que os senadores da base fazem é de 60 votos favoráveis.
Cristiano Zanin tem 47 anos e foi advogado de Lula no âmbito da operação Lava-jato. Foi ele quem conseguiu anular condenações do atual presidente da República.