Rany Veloso

Coluna da jornalista Rany Veloso, direto de Brasília

Lista de Colunas

Exclusivo Silvio Mendes e Marcelo Castro: entenda o apoio do senador ao novo prefeito

Castro comemora a votação expressiva do MDB no Piauí, a maior do estado, e a vitória na prefeitura de São Raimundo Nonato sem ressentimento de aliados, como Wellington Dias

Por Rany Veloso

Em entrevista à coluna, nesta terça-feira (08), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) disse que já foi procurado por Sílvio Mendes (União) para uma conversa. Mendes foi eleito prefeito da capital Teresina no último domingo (06).

Castro que apoiou Fábio Novo (PT), afirmou que vai receber Sílvio e acredita que o futuro prefeito poderá contar não só com ele, mas também com o ministro Wellington Dias e com o governador Rafael Fonteles, ambos do PT. Porém, apenas para questões administrativas.

"Evidentemente que eu tenho um lado político, amigo é amigo, política é política, e trabalhei pelo Fábio Novo, trabalhei contra ele quando foi candidato a governador, sempre mantive minha coerência"

"Foi eleito [Sílvio Mendes] parabéns a ele, essa é a regra da democracia e agora o que é que nós devemos fazer? Reconhecer que Teresina tem um prefeito, que tem um bom histórico de uma pessoa correta, e que naturalmente todos que estão em condições de ajudar a Teresina devem ajudar. Como quando eu fui ministro da saúde, ajudei o Firmino Filho na sua administração, ele não era do nosso lado, mesmo como deputado federal, ajudei várias vezes, coloquei emenda para a prefeitura de Teresina, mesmo ele não sendo do nosso lado, porque Teresina é a nossa capital, é de todos nós, todos nós temos responsabilidade com Teresina".

Marcelo Castro deu o exemplo também do atual prefeito, Dr Pessoa, que deixou o MDB, mas segundo ele, mesmo assim teve apoio com envio de recursos federais.

"Então, por exemplo, o doutor Pessoa era do MDB, saiu do MDB, deixou ressentimento, isso não interessa, ele é o prefeito de Teresina. Doutor Pessoa diz todo dia a quantidade de emendas que eu coloco pra Teresina, sobretudo para a saúde, para ajudar a saúde do teresinense".

Nesta terça, o futuro prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União), visitou deputados federais, inclusive, da base do governo do estado, como Júlio César, também presidente do PSD. Além de questões administrativas há também questões políticas, como por exemplo, apoio do legislativo ao Executivo.

Questionado sobre essa possibilidade, Castro disse que sabe separar as coisas.

"Quanto a isso, a questão política é outra história. Nosso lado político é do governador Rafael Fonteles, nossa base política. Agora isso não impede que tendo um lado político a gente não ajude o prefeito da nossa capital. Sempre ajudei e sempre continuarei ajudando".

UMA DAS MELHORES VITÓRIAS FOI A DE SÃO RAIMUNDO NONATO

O senador como presidente do MDB comemorou a melhor votação do Piauí, com 291.611 votos contra 286.928 do PSD de Júlio César, que fez mais prefeituras. Foram 65 contra 57 do MDB. 

"Pela segunda vez o MDB é o partido que tem a maior votação no estado do Piauí (...) Foram os três grandes partidos da base do governo que fizeram um número de prefeituras expressivo"

Mas para Castro uma vitória teve sabor especial, a de São Raimundo Nonato, a sua cidade natal. Segundo ele, foi uma das duas melhores [vitórias] da vida. Durante a campanha, Castro viu aliados históricos pedindo votos ao candidato da prefeita Carmelita Castro, Isaías Neto, que são do PT, mas eram aliados de Bolsonaro.

"Enfrentamos uma diversidade muito grande. Você imagina o nosso grupo político de São Raimundo lutando contra uma prefeitura poderosa, contra de certa forma a máquina pública da prefeitura, do governo do estado também. O Lula, naturalmente induzido, cometeu este erro, pedindo voto para o adversário. O ministro Wellington Dias pedindo voto para adversário. A Glesi Hoffmann pedindo voto para adversário e nós ganhamos".

ERRO DE LULA E HISTÓRICO DO GRUPO ADVERSÁRIO COM BOLSONARO

Castro que se incomodou com aliados pedindo voto à oposição 

"Acho que o presidente Lula jamais faria uma coisa dessa se soubesse que o outro lado, em grande parte, estava votando, era no Bolsonaro, inclusive a Margarete Coelho, que é irmã. Prefeita fez campanha aberta junto com a Michelle Bolsonaro, inclusive com camisetas, mulheres com Bolsonaro e tudo mais, fazendo reuniões no apartamento dela com a Michelle, e tudo isso é público, todo mundo sabe. A prefeita de São Raimundo recebeu o Bolsonaro lá em São Raimundo, discursou 'nosso querido presidente Bolsonaro e tudo mais'.

Rogério Castro (MDB) foi eleito com mais de 2 mil votos de diferença para o candidato Isaías Neto (PT), que foi apoiado pela atual prefeita Carmelita Castro (PT). 

"A PAZ, O AMOR E O QUERER BEM VENCERAM O ÓDIO, O RANCOR, PREPOTÊNCIA E A MENTIRA", DISPAROU O SENADOR

De acordo com o senador, não há ressentimento dos aliados políticos que não apoiaram seu candidato no município e relembrou o lema da campanha.

"Evidentemente que eu entendo que foi um equívoco que o Lula cometeu. Então, enquanto isso aí está inteiramente superado, nós somos vitóriosos. Sabe qual era o lema da nossa campanha? Paz, amor e querer bem. Então, esse é que era o nosso lema. Ora, se antes da campanha, se na nossa campanha já era assim, agora depois que somos vitóriosos é que vai continuar sendo mais assim, paz, amor e querer bem. (...) Nós saímos vitoriosos, eu vou dizer que a paz, o amor, o querer bem e a verdade, venceram o ódio, o rancor, a pré-potência e a mentira. Foi isso que aconteceu em São Raimundo".

"NOTA MIL PARA GOVERNADOR RAFAEL FONTELES"

Castro ressaltou que o governador do estado cumpriu integralmente o que foi estabelecido. 

"O governador Rafael merece nota mil, ele se manteve isento em todos os municípios do Piauí que tinham dois candidatos da base do governo, quando, isso foi a regra que ele estabeleceu, dois candidatos que tenham votado nele, ele não vai, se ele ajuda um, ajuda o outro nas mesmas condições. Então ele cumpriu 100% o que foi estabelecido".

Carregue mais
Veja Também
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.


Tópicos
SEÇÕES