Por Rany Veloso
Na próxima segunda-feira (25), o senador Elmano Férrer (Podemos/ PI) discutirá com vereadores de Teresina sobre a mudança nas datas das eleições por causa da pandemia do Coronavírus.
O senador defende em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores para que as eleições municipais sejam unificadas com as eleições estaduais em 2022.
Mas para protocolar a PEC no Senado ele precisa do apoio de outros 27 senadores, que pediram um prazo para ver como vai ficar o isolamento social no país.
Nesta semana, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e Senado, Davi Alcolumbre, se reuniram com o futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que toma posse na segunda-feira (25), para discutir como ficará o pleito deste ano. Quando ficou decidido que será criado um grupo de trabalho com deputados e senadores para que seja apresentada uma proposta em consenso. Todos eles são contra prorrogar mandatos.
Um dia depois, Maia falou que as possíveis datas para as eleições 2020 são na segunda quinzena de novembro ou no primeiro fim de semana de dezembro.