Por Rany Veloso
Em entrevista ao blog, a deputada petista Rejane Dias (PT-PI) faz uma queixa que tem se tornado frequente pela base do governo do estado: a demora para a liberação de emendas ao Piauí. De acordo com a parlamentar, desde 2020 aguarda a liberação de 18 dos 19 kits para equipar Conselhos Tutelares em 19 municípios do Piauí. O trâmite passa pelo Ministério da Mulher e Direitos Humanos, de Damares Alves, onde a deputada foi pessoalmente saber o empecilho para a execução das emendas impositivas, ou seja, quando o governo é obrigado a liberar pois foi uma indicação direta dentro da cota de emendas da deputada.
Rejane Dias acrescenta mais um ingrediente ao tempero, pois levou à justiça o caso da liberação de tratores pelo orçamento de 2021. A deputada chegou a propor que o governo do estado pagasse o sobrepreço dos tratores, pois o argumento é a mudança de valor dos equipamentos por causa da pandemia, mas não foi aceito pelo governo federal. "Há uma má vontade política enorme para entregar esses equipamentos que vão beneficiar o povo do Piauí, que vai beneficiar o agricultor familiar lá na ponta", expressa.
"É NO MÍNIMO ESTRANHO", CONCLUI DEPUTADA SOBRE AUSÊNCIA DE REPRESENTANTES DE BOLSONARO NO LANÇAMENTO DA CHAPA DA OPOSIÇÃO
Ainda não é possível afirmar se será estratégia recorrente da base do governo criticar a falta de representação de Bolsonaro no evento da oposição, que tem como líder o ministro da Casa Civil, mas politicamente repercute entre os integrantes da situação. "Esconderam né o candidato a presidente dele, por tudo que a gente tem acompanhado aqui. Faz vergonha então dizer quem é o candidato a presidente deles? É no mínimo estranho isso, e isso de fato aconteceu no lançamento da pré-candidatura do Sílvio Mendes ao governo do estado", dispara a também primeira-dama do Piauí.